Questões de Português - Uso da crase - Professor - Língua Portuguesa - 2019
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 10
60c912f00905e9328af0cc66
Banca: CONSULPAM
Órgão: Prefeitura Municipal de Viana/ES
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Português > Sintaxe > Uso da crase
A expressão genérica povos indígenas refere-se à grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si.
É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso país e em outros, fale-se em povos indígenas, ao passo que, na Austrália, por exemplo, à forma genérica para designá-los seja aborígines.
Indígena ou aborígine, como ensina o dicionário, quer dizer “originário de determinado país, região ou localidade; nativo”. Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, em referência à esses povos.
O que todos os povos indígenas têm em comum? Antes de tudo, o fato de cada qual se identificar como uma coletividade específica, distinta de outras com as quais convive e, principalmente, do conjunto da sociedade nacional à qual está relacionada.
Questão: 2 de 10
60c953250905e9328b55183b
Banca: CONSULPAM
Órgão: Prefeitura Municipal de Viana/ES
Cargo(s): Professor - Matemática
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Português > Sintaxe > Uso da crase
A questão da produção “suja” ou poluidora vem sendo tratada em políticas públicas desde os anos 60 e, a Conferência de Estocolmo, em 1972, realizou um admirável feito ao alertar às nações sobre os efeitos nefastos da crescente poluição industrial e urbana.
A questão do consumo, contudo, ficou negligenciada e só começou a ser tratada quando à literatura sociológica – que enfoca os diversos estilos de vida – mostrou uma tendência cultural que rapidamente se tornou global: o consumismo.
Enquanto o consumo é definido como a satisfação das necessidades básicas (comer, vestir, morar, ter acesso à saúde, ao lazer e à educação), o consumismo é uma distorção desse padrão.
O primeiro grande alerta sobre a necessidade de se
pensar o consumo em bases sustentáveis está
expresso no documento da Agenda 21 Global –
espécie de roteiro para se alcançar à sustentabilidade
– debatido e divulgado durante e após a Rio-92.
(Disponível em:
Questão: 3 de 10
60d9eb330905e951e189de35
Banca: CONSULPAM
Órgão: Prefeitura Municipal de Quadra/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Português > Sintaxe > Uso da crase
Quem desejar fazer uma viagem no tempo, querendo conhecer de perto à triste realidade do semiárido nordestino vai encontrar nos demais estados da região uma situação de penúria e miséria, provocada pela maior estiagem dos últimos 35 anos no nordeste brasileiro.
Rios que antes eram perenes têm a sua vazão diminuída à margem perigosa, por falta de alimentação do seu lençol freático, as barragens estão abaixo da sua capacidade de represamento, riachos, lagos e açudes secos, fazendo o bisonho retrato de uma paisagem esturricada, sem meios efetivos de sobrevivência.
Os rebanhos animais, essencialmente as espécies bovinas, estão morrendo por falta de pastagem no campo e de água, sua magreza, tira a esperança à quem ver de perto o estado desalentador de cada animal.
É bastante comum urubus fazendo à festa em cima da carniça de gado morto, ossadas que se espalham por todos os cantos, deixando o pobre do morador, criador, proprietário amargurado com o fracassado destino do seu rebanho.
Questão: 4 de 10
6266dcc443fd8a185b01bb3f
Banca: IBADE
Órgão: Prefeitura Municipal de Vilhena/RO
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Português > Sintaxe > Uso da crase
atenciosamente, à Diretoria.
fez um gol à Pelé.
segunda à sexta.
vende-se à prazo.
quem tem boca, vai à Roma.
Questão: 5 de 10
6747060033461aac1b00e9d9
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Prefeitura Municipal de Juti/MS
Cargo(s): Professor - Matemática
Ano: 2019
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Sintaxe > Uso da crase
F - V - F - V.
F - V - V - F.
F - F - F - V.
V - V - V - V.