Questões de Direito Processual Tributário - 2021
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 15
513748
Banca: FCC
Órgão: SEFAZ/SC
Cargo(s): Analista da Receita Estadual | Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Processual Tributário
a referida entidade congregar uma quantidade de associados que, no exercício anterior ao da formulação da consulta, tenham sido responsáveis pelo recolhimento do ICMS em montante equivalente a, pelo menos, 0,5% da arrecadação desse imposto.
elas não tiverem sido objeto de consulta anteriormente formulada por sua entidade de classe, mesmo em caso de alteração da legislação, nem sobre fato definido em lei como crime ou contravenção relacionado ao ICMS, ou sobre matéria que tenha sido objeto de medida de fiscalização já iniciada ou na iminência de o ser.
cada um dos membros dessa entidade de classe que puder vir a ser alcançado pelos efeitos da resposta, ratificar, no prazo legal de noventa dias contados da data da protocolização da consulta, seu interesse no teor da resposta a ser dada.
essa entidade de classe representar, pelo menos, 60% dos contribuintes do ramo, inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado; se a consulta não versar sobre infrações tributárias, crimes ou contravenções relativas ao ICMS, ou sobre matéria que esteja tratada claramente na legislação.
elas não versarem sobre legislação tributária em tese, salvo quando, formulada por entidade de classe, tratar de questão de interesse geral; nem sobre fato definido em lei como crime ou contravenção, ou sobre matéria que tenha sido objeto de medida de fiscalização já iniciada.
Questão: 2 de 15
513750
Banca: FCC
Órgão: SEFAZ/SC
Cargo(s): Analista da Receita Estadual | Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Processual Tributário
cabe ao Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina deliberar, no prazo de até cento e vinte dias, sobre dúvidas que envolvam relações jurídicas de âmbito interestadual.
a Fazenda Pública do Estado de Santa Catarina deve dar solução para as dúvidas manifestadas pelo consulente na consulta formulada, tendo prazo de cento e oitenta dias para fazê-lo, pois se trata de relação jurídica interestadual.
cabe ao Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, ad referendum do Governador do Estado, deliberar, no prazo de até cento e vinte dias, sobre dúvidas que envolvam relações jurídicas de âmbito interestadual.
a legislação estadual catarinense não assegura a JJ, neste caso, o direito de formular consulta ao Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, a respeito da aplicação de dispositivos referentes à alíquota e à base de cálculo do imposto incidente sobre a mencionada doação.
a Fazenda Pública do Estado de Santa Catarina deve dar solução para as dúvidas formuladas pelo consulente na consulta, tendo prazo de trinta dias para fazê-lo, pois, embora se trate de relação jurídica interestadual, a Lei, o Decreto e a Portaria citados determinam que se apliquem ao caso os prazos fixados no Código do Contribuinte estadual.
Questão: 3 de 15
513751
Banca: FCC
Órgão: SEFAZ/SC
Cargo(s): Analista da Receita Estadual | Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Processual Tributário
nada poderá fazer, porque não cabe recurso de resposta a consulta.
poderá apresentar pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, no prazo de quinze dias, contados do ciente da resposta.
poderá apresentar recurso ordinário, com efeito suspensivo, no prazo de trinta dias, contados do ciente da resposta.
poderá apresentar pedido de revisão, sem efeito suspensivo, no prazo de trinta dias, contados do ciente da resposta.
poderá apresentar embargos de declaração, com efeito suspensivo, no prazo de três dias úteis, contados do ciente da resposta.
Questão: 4 de 15
513752
Banca: FCC
Órgão: SEFAZ/SC
Cargo(s): Analista da Receita Estadual | Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Processual Tributário
teriam cometido apenas infração de natureza administrativa.
não teriam cometido crime algum.
teriam cometido crime de excesso de exação.
teriam cometido crime de desobediência.
teriam cometido crime de desacato.
Questão: 5 de 15
513753
Banca: FCC
Órgão: SEFAZ/SC
Cargo(s): Analista da Receita Estadual | Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Processual Tributário
não terá direito à concessão de mandado de segurança, enquanto for possível a interposição do referido recurso administrativo.
terá direito à concessão de mandado de segurança, porque o reconhecimento do direito por ele pleiteado não se encontra amparado por habeas corpus.
terá direito à concessão de mandado de segurança, porque o reconhecimento do direito por ele pleiteado não se encontra amparado por habeas data.
não terá direito à concessão de mandado de segurança, porque o intimado, ao decidir defender-se na via administrativa, abriu mão da possibilidade de se valer do mandado de segurança, embora não fique impedido de ingressar em juízo com outro tipo de ação eventualmente cabível.
terá direito à concessão de mandado de segurança, porque o reconhecimento do direito por ele pleiteado não se encontra amparado por habeas data nem por habeas corpus.