Questões de Literatura - Barroco - 2022
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
530278
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: EMDEF/SP
Cargo(s): Escriturário
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Barroco
Arcadismo.
Barroco.
Realismo.
Simbolismo.
Questão: 2 de 2
515798
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo - Pronunciamentos | Prova: TIPO 1- BRANCA/MANHÃ
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Barroco
O orador mescla sua preocupação religiosa com a estética barroca, fazendo de seus sermões a expressão máxima do Barroco em prosa sacra e um dos principais meios de difusão da ideologia e da literatura da Contrarreforma.
Como é comum nos sermões, o pregador faz uso de perguntas que ele não responde, recurso que permite provocar a reflexão e estimular o raciocínio lógico do ouvinte.
O sermão desenvolve a temática religiosa e, ao mesmo tempo, predomina nele uma das características do estilo barroco: o conceptismo, visto que sua principal preocupação é a estética da expressão.
O segmento “Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, de outra há de estar noite? Se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu” se refere ao paradoxo, um exemplo de figura de linguagem.
No primeiro parágrafo, o orador faz alusão a uma comparação feita por Jesus em suas palavras, aludindo ao método de pregar de Jesus, que consistia em utilizar correspondências de difícil compreensão, para que seu discurso só fosse assimilado e compreendido após profunda meditação.