Questões de Literatura - Crônica - 2022
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3
515939
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Policial Legislativo -Técnico Legislativo | Prova: TIPO 1- BRANCA
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Literatura > Gêneros literários / Modernos / Crônica
“Obra literária em prosa, analítica ou interpretativa, sobre determinado assunto, porém menos aprofundada ou menor que um tratado formal e acabado.”
“Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para o plano artístico.”
“Narração, usualmente curta, ordenada e completa, de fatos humanos fictícios, mas, por via de regra, verossímeis.”
“Narração histórica, ou registro de fatos comuns feitos por ordem cronológica.”
“Obra acerca de assunto grandioso e heroico.”
Questão: 2 de 3
479463
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/ES
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa | Professor de Ensino Fundamental II e Médio
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Literatura > Gêneros literários / Modernos / Crônica
discurso contemporâneo comunicativo, aberto a formas variadas de interação com os leitores, prenunciando assim o caráter democrático da nova arte de tendência inclusiva.
estilo sublime, disposto a exprimir com a devida solenidade as oscilações angustiosas do espírito moderno, marcado pelo artificialismo dos mais típicos hábitos burgueses.
modalidade ficcional disposta a se deixar conduzir sobretudo pela paródia e pela ironia que acentuam seu caráter de irredutível crítica dos valores conservadores.
texto jornalístico capaz de ir além da pura informação, já que esse autor só se vale dela para ultrapassá-la e atingir a qualidade especulativa dos ensaios sociológicos.
prosa moderna carregada ao mesmo tempo de sentimento poético, impulso reflexivo, melancolia e lúcida observação crítica de fatos e personagens da vida real.
Questão: 3 de 3
478066
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/ES
Cargo(s): Professor - Língua Inglesa | Professor de Ensino Fundamental II e Médio
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Literatura > Gêneros literários / Modernos / Crônica
a finalidade pedagógica.
o tom informal.
o caráter prescritivo.
o discurso moralizante.
a linguagem rebuscada.