Questões de Educação - Currículo e construção do conhecimento - 2023
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 20
546845
Banca: CESGRANRIO
Órgão: TRANSPETRO
Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento
identidades e cultura dominante
currículo emancipatório e processo ativo de ensino
lugar histórico e percepções pré-moldadas
participação e doutrinação
meio ambiente e currículo tecnicista
Questão: 2 de 20
545184
Banca: FGV
Órgão: SEDUC/MG
Cargo(s): Analista Educacional - Técnico-pedagógico
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento
A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental possibilitam o desenvolvimento das áreas de interesse dos alunos.
Os conhecimentos que estruturam a parte diversificada do currículo independem da região das escolas e asseguram a característica comum das orientações nacionais.
Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada serão definidos pelos gestores escolares com vistas para formação no mundo do trabalho.
A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos.
Questão: 3 de 20
544816
Banca: FGV
Órgão: SEDUC/MG
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento
um período de indefinição, situado entre a infância e os desafios da vida adulta.
um tempo determinante, em que já se é um sujeito de características definidas e fechadas.
um momento dinâmico, no qual as decisões presentes projetam um horizonte futuro.
um estágio de heteronomia, em que o indivíduo ainda não tem capacidade de decisão.
Questão: 4 de 20
541750
Banca: FGV
Órgão: AL/MA
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento
A perspectiva transversal pressupõe uma transformação da prática pedagógica tradicional, pois amplia a atuação dos professores para além das atividades pedagogicamente formalizadas em cada disciplina.
A abordagem transversal permeia necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
Diferentemente da transversalidade, a interdisciplinaridade não pressupõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema.
A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades.
Questão: 5 de 20
510076
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. São Bernardo do Campo/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento
real.
oculto.
formal.
imaterial.
procedimental.