Questões de Educação - Currículo e construção do conhecimento - 2023

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 20

546845

copy

Banca: CESGRANRIO

Órgão: TRANSPETRO

Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento

identidades e cultura dominante

currículo emancipatório e processo ativo de ensino

lugar histórico e percepções pré-moldadas

participação e doutrinação

meio ambiente e currículo tecnicista

Questão: 2 de 20

545184

copy

Banca: FGV

Órgão: SEDUC/MG

Cargo(s): Analista Educacional - Técnico-pedagógico

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento

A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental possibilitam o desenvolvimento das áreas de interesse dos alunos.

Os conhecimentos que estruturam a parte diversificada do currículo independem da região das escolas e asseguram a característica comum das orientações nacionais.

Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada serão definidos pelos gestores escolares com vistas para formação no mundo do trabalho.

A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos.

Questão: 3 de 20

544816

copy

Banca: FGV

Órgão: SEDUC/MG

Cargo(s): Professor - Filosofia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento

um período de indefinição, situado entre a infância e os desafios da vida adulta.

um tempo determinante, em que já se é um sujeito de características definidas e fechadas.

um momento dinâmico, no qual as decisões presentes projetam um horizonte futuro.

um estágio de heteronomia, em que o indivíduo ainda não tem capacidade de decisão.

Questão: 4 de 20

541750

copy

Banca: FGV

Órgão: AL/MA

Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento

A perspectiva transversal pressupõe uma transformação da prática pedagógica tradicional, pois amplia a atuação dos professores para além das atividades pedagogicamente formalizadas em cada disciplina.

A abordagem transversal permeia necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.

Diferentemente da transversalidade, a interdisciplinaridade não pressupõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema.

A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades.

Questão: 5 de 20

510076

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São Bernardo do Campo/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Educação > Currículo e construção do conhecimento

real.

oculto.

formal.

imaterial.

procedimental.