Questões de Administração pública
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3140
2275912
Banca: FUNDATEC
Órgão: SPGG/RS
Cargo(s): Analista Administrativo
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Gestão de Políticas Públicas
inerentes – produção – sucesso
independentes – derivação – começo
inerentes – reversão – princípio
independentes – produção – começo
inerentes – reversão – sucesso
Questão: 2 de 3140
2272666
Banca: FUNDATEC
Órgão: DPE/SC
Cargo(s): Técnico Administrativo
Ano: 2018
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Questão: 3 de 3140
2267431
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado / Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado
De certa forma, é possível considerar que o chamado “modelo gerencial” começa a ser implantado em 1995, durante o governo FHC, com a edição do “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”.
A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto, um rompimento com a administração pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
Na administração pública gerencial, a estratégia voltase (1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais.
A administração pública gerencial deve ser impermeável à participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil.
Comparativamente com a administração burocrática, o modelo gerencial tem como um de seus princípios o deslocamento da ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins).
Questão: 4 de 3140
2267410
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Governabilidade, Governança e Accountability
Guilherme Estrela, por sua grande experiência em dutos, e José Formigli, pelo trabalho realizado na gestão Gabrielli.
José Zelada, pela contribuição dada aos investimentos internacionais da Petrobras Internacional, e Alcides Santoro ,pelo conhecimento adquirido no pré-sal.
José Formigli, por ter adquirido grande experiência no desenvolvimento do pré-sal, e Alcides Santoro, por sua experiência no setor de gás.
Guilherme Estrela e Renato Duque serão os novos diretores de Exploração e Produção e Gás e Energia.
Jose Zelada, para o setor internacional, e Renato Duque, para o segmento de Exploração e Produção.
Questão: 5 de 3140
2267428
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial
No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
A Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de manter a corrupção e o nepotismo patrimonialista.
Constituem princípios orientadores do desenvolvimento da burocracia a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o informalismo; em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a posteriori.
Na burocracia, parte-se de uma confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, nem sempre são necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
No modelo gerencial de Administração Pública o controle do Estado é, essencialmente, a priori.