Questões de Administração pública - Paradigma do cliente na gestão pública

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 3118

2275912

copy

Banca: FUNDATEC

Órgão: SPGG/RS

Cargo(s): Analista Administrativo

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Gestão de Políticas Públicas

inerentes – produção – sucesso

independentes – derivação – começo

inerentes – reversão – princípio

independentes – produção – começo

inerentes – reversão – sucesso

Questão: 2 de 3118

2272666

copy

Banca: FUNDATEC

Órgão: DPE/SC

Cargo(s): Técnico Administrativo

Ano: 2018

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial

Apenas I.

Apenas I e II.

Apenas I e III.

Apenas II e III.

I, II e III.

Questão: 3 de 3118

2267410

copy

Banca: FGV

Órgão: SE

Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas

Ano: 2012

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Governabilidade, Governança e Accountability

Guilherme Estrela, por sua grande experiência em dutos, e José Formigli, pelo trabalho realizado na gestão Gabrielli.

José Zelada, pela contribuição dada aos investimentos internacionais da Petrobras Internacional, e Alcides Santoro ,pelo conhecimento adquirido no pré-sal.

José Formigli, por ter adquirido grande experiência no desenvolvimento do pré-sal, e Alcides Santoro, por sua experiência no setor de gás.

Guilherme Estrela e Renato Duque serão os novos diretores de Exploração e Produção e Gás e Energia.

Jose Zelada, para o setor internacional, e Renato Duque, para o segmento de Exploração e Produção.

Questão: 4 de 3118

2267427

copy

Banca: FGV

Órgão: SE

Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas

Ano: 2012

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado / Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado

o conceito de burocracia para Max Weber é a organização eficiente por excelência e, para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

são características da burocracia: normas e regulamentos, formalidade das comunicações, racionalidade e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquização da autoridade, rotina e procedimentos estandardizados, competência técnica e meritocracia, separação da propriedade e previsibilidade do funcionamento.

em nosso dia a dia, passamos a chamar de burocracia os defeitos do sistema, ou seja, suas disfunções, que foram o exagerado apego aos regulamentos, excesso de formalismo, resistência a mudanças, despersonalização do relacionamento e superconformidade às rotinas e procedimentos.

a reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da normatização e pelo desenvolvimento de uma cultura burocrática nas organizações.

a eficiência da administração pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se uma questão essencial sob o modelo gerencial.

Questão: 5 de 3118

2267428

copy

Banca: FGV

Órgão: SE

Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas

Ano: 2012

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial

No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

A Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de manter a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

Constituem princípios orientadores do desenvolvimento da burocracia a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o informalismo; em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a posteriori.

Na burocracia, parte-se de uma confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, nem sempre são necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.

No modelo gerencial de Administração Pública o controle do Estado é, essencialmente, a priori.