Questões de Administração pública - Paradigma do cliente na gestão pública
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Questão: 1 de 3118
2275912
Banca: FUNDATEC
Órgão: SPGG/RS
Cargo(s): Analista Administrativo
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Gestão de Políticas Públicas
inerentes – produção – sucesso
independentes – derivação – começo
inerentes – reversão – princípio
independentes – produção – começo
inerentes – reversão – sucesso
Questão: 2 de 3118
2272666
Banca: FUNDATEC
Órgão: DPE/SC
Cargo(s): Técnico Administrativo
Ano: 2018
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Questão: 3 de 3118
2267410
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Governabilidade, Governança e Accountability
Guilherme Estrela, por sua grande experiência em dutos, e José Formigli, pelo trabalho realizado na gestão Gabrielli.
José Zelada, pela contribuição dada aos investimentos internacionais da Petrobras Internacional, e Alcides Santoro ,pelo conhecimento adquirido no pré-sal.
José Formigli, por ter adquirido grande experiência no desenvolvimento do pré-sal, e Alcides Santoro, por sua experiência no setor de gás.
Guilherme Estrela e Renato Duque serão os novos diretores de Exploração e Produção e Gás e Energia.
Jose Zelada, para o setor internacional, e Renato Duque, para o segmento de Exploração e Produção.
Questão: 4 de 3118
2267427
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado / Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado
o conceito de burocracia para Max Weber é a organização eficiente por excelência e, para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
são características da burocracia: normas e regulamentos, formalidade das comunicações, racionalidade e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquização da autoridade, rotina e procedimentos estandardizados, competência técnica e meritocracia, separação da propriedade e previsibilidade do funcionamento.
em nosso dia a dia, passamos a chamar de burocracia os defeitos do sistema, ou seja, suas disfunções, que foram o exagerado apego aos regulamentos, excesso de formalismo, resistência a mudanças, despersonalização do relacionamento e superconformidade às rotinas e procedimentos.
a reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da normatização e pelo desenvolvimento de uma cultura burocrática nas organizações.
a eficiência da administração pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se uma questão essencial sob o modelo gerencial.
Questão: 5 de 3118
2267428
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo | Assessoramento Legislativo - Políticas Microeconômicas
Ano: 2012
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração pública / Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial
No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
A Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de manter a corrupção e o nepotismo patrimonialista.
Constituem princípios orientadores do desenvolvimento da burocracia a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o informalismo; em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a posteriori.
Na burocracia, parte-se de uma confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, nem sempre são necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
No modelo gerencial de Administração Pública o controle do Estado é, essencialmente, a priori.