Questões de Administração - Administração geral - Comunicação como ferramenta de gestão

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 408

Gabarito Preliminar

661928dc9232cb3466080355

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Cargo(s): Analista em Ciência e Tecnologia

Ano: 2024

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Comunicação como ferramenta de gestão

Julgue o item seguinte, relativos a comunicação organizacional, delegação e controle.
Um adequado sistema de controle deve indicar a ocorrência de eventuais desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica acerca de onde as variações estão ocorrendo, e fornecer orientação a respeito do que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.

Questão: 2 de 408

661d0e99a252a4ebf10cb9c8

copy

Banca: Instituto Access

Órgão: Conselho Regional de Biologia dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe - 8° região

Cargo(s): Auxiliar Administrativo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Comunicação como ferramenta de gestão


A respeito da comunicação interpessoal no ambiente profissional, analise as afirmativas a seguir:

I. A comunicação interpessoal pode ajudar a reduzir conflitos entre os profissionais, promovendo uma relação harmônica e estável entre os colaboradores no local de trabalho.

II. As pessoas, desde um funcionário do atendimento até o diretor da empresa, ao se expressarem com clareza, possivelmente irão gerar menos atritos, já que as mensagens serão entendidas por todos os colaboradores.

III. Um fator importante é que o RH prefere que barreiras físicas entre as pessoas sejam criadas, para que se evitem distrações, que futuramente podem atrapalhar o processo da comunicação por gerar intimidade demasiada.

Assinale

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão: 3 de 408

661d0e99a252a4ebf10cb9c9

copy

Banca: Instituto Access

Órgão: Conselho Regional de Biologia dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe - 8° região

Cargo(s): Auxiliar Administrativo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Comunicação como ferramenta de gestão


Em relação à comunicação interpessoal no ambiente profissional, analise as afirmativas a seguir:

I. As formas de comunicação não verbais, feitas com gestos, postura corporal e contato visual, são mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

II. O tom de voz é menos impactante na comunicação do que as palavras propriamente ditas.

III. Desenvolver as habilidades de comunicação não verbal e verbal é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

Assinale

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão: 4 de 408

661ff2ea4b53c3471b048cb2

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara Municipal de Santa Bárbara D' Oeste/SP

Cargo(s): Técnico Administrativo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Comunicação como ferramenta de gestão


No processo completo de comunicação, o componente fonte corresponde

à pessoa ou grupo que emite as mensagens para comunicar.

à busca inicial do equipamento que transportará a mensagem.

ao alcance pretendido com a informação transmitida.

ao ambiente em que ocorre a troca de informações.

às condições que deturpam ou alteram o conteúdo das mensagens.

Questão: 5 de 408

661ff2ea4b53c3471b048cb3

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara Municipal de Santa Bárbara D' Oeste/SP

Cargo(s): Técnico Administrativo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Comunicação como ferramenta de gestão


Há diferentes métodos de comunicação utilizados nas organizações. Um deles ocorre em conversas informais, no processo de trabalho, em reuniões de equipes, em discursos formais e discussões em grupo. A habilidade nesse tipo de comunicação tem sido considerada um dos principais critérios para a contratação de profissionais.
Trata-se da comunicação

escrita.

programada.

oral.

não-verbal.

pública.