Questões de Administração - Administração geral - Gestão de Desempenho Organizacional

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 219

644bcf575764ac515f25e7cf

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Conselho Nacional do Ministério Público

Cargo(s): Analista em Gestão Pública

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Desempenho Organizacional

No que diz respeito ao monitoramento na avaliação da regularidade das atividades executadas, do desempenho e dos resultados obtidos, julgue o item subsequente.
O monitoramento pode ser conduzido por meio de avaliações recorrentes, cabendo à administração somente definir a sua periodicidade, uma vez que, quanto maiores o alcance e o índice de eficiência do monitoramento contínuo, menor a quantidade necessária de avaliações recorrentes.

Questão: 2 de 219

64777fc21f4f6e1d1e6a5498

copy

Banca: FCC

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo

Cargo(s): Analista Jurídico - Administração

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Desempenho Organizacional

A gestão do desempenho no âmbito das organizações afigura-se como um desafio constante e em determinadas situações podem ocorrer vícios ou desvios em processos de avaliação, mesmo quando realizados de forma profissional. De acordo com o que aponta a literatura, quando verificado o vício denominado recenticidade, o mesmo se dá porque o avaliador

leva em conta apenas comportamentos e resultados cronologicamente mais próximos da avaliação e não todo o histórico do avaliado.

não apresenta o preparo necessário para avaliar o universo de colaboradores, dado o limitado número de experiências similares anteriores.

deixa-se influenciar por desavenças ou preconceitos em relação ao avaliado e atribui viés negativo à avaliação.

acaba por padronizar as avaliações a partir de um extrato específico de avaliados, extrapolando os resultados da amostra com base em critérios subjetivos.

baliza o resultado das avaliações individuais apenas por uma característica mais evidente (positiva ou negativa ) do avaliado.

Questão: 3 de 219

64da3bafce89d2e9120249ab

copy

Banca: IADES

Órgão: Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Cargo(s): Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária - Administrador

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Desempenho Organizacional


Assinale a alternativa que corresponde ao sistema de gerenciamento do desempenho organizacional, o qual considera a satisfação dos stakeholders, as estratégias, os processos, as capacidades e a contribuição das partes interessadas.

Performance prism

Diagrama de Pareto

Modelo baseado em stakeholders

Carta de controle

Balanced Scorecard

Questão: 4 de 219

64f20880da3df952060f5f03

copy

Banca: UFES

Órgão: Universidade Federal do Espírito Santo

Cargo(s): Assistente Administrativo

Ano: 2021

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Desempenho Organizacional

De acordo com as premissas de desempenho organizacional (produtividade, eficiência, eficácia e efetividade ), a organização

I. existe para alcançar objetivos e produzir resultados para a sociedade.

II. é dimensionada, estruturada, focada e avaliada em função dos seus processos.

III. tem como foco objetivos organizacionais e resultados pretendidos, como meio de avaliar o seu desempenho.

IV. enfatiza os métodos e a racionalização do trabalho.

V. é analisada sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia simultaneamente.

É CORRETO o que se afirma em

I e V, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, IV e V, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, III e V, apenas.

Questão: 5 de 219

6582e61718de767147223be1

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Ministério de Minas e Energia

Cargo(s): Administrador

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Desempenho Organizacional

A respeito da gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
A gestão do desempenho ocorre na última etapa do processo de gestão, sendo tarefa típica da função de controle.