Questões de Administração - Administração geral - Gestão do conhecimento

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 192

6410795886c4806f463eae63

copy

Banca: Instituto QUADRIX

Órgão: Conselho Regional de Educação Física do Estado de Santa Catarina

Cargo(s): Administrador

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item
Investir na especialização e na qualificação das equipes, fomentar redes de conhecimento e desenvolver estratégias de inovação são ações a serem adotadas pelas áreas de gestão de pessoas, visando à promoção da gestão do conhecimento organizacional.

Questão: 2 de 192

64bfeb3f8201f7b1b90c4a14

copy

Banca: FGV

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba

Cargo(s): Técnico Judiciário - Área Administrativa

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento


Suponha que um escritório de advocacia faça um mapeamento das competências de seus funcionários e verifique que existe uma carência de profissionais com instrução sobre as doutrinas do direito.

Se o escritório decidir contratar novos profissionais considerando o resultado do mapeamento, deve priorizar a competência denominada

habilidade.

conhecimento.

atitude.

técnica.

aptidão.

Questão: 3 de 192

652e975f4dbad36f3e078ca8

copy

Banca: IBGP

Órgão: Prefeitura Municipal de Mário Campos/MG

Cargo(s): Agente - Administrativo

Ano: 2020

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento


O significado de cada letra da sigla CHA para o gestor é, EXCETO:

Administração.

Conhecimentos.

Habilidades.

Atitudes.

Questão: 4 de 192

65521f87af995168bf0bfe38

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A

Cargo(s): Analista Júnior - Gestão

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento

Acerca da administração de recursos humanos, julgue o item subsequente.
Gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade, para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras, a fim de gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado.

Questão: 5 de 192

65b11df94660a49f580abb17

copy

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Petrobras Transporte

Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Administrador

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento


Em 2013, foi apresentada uma dissertação de mestrado em Administração na Universidade Federal da Bahia, em que eram analisadas as barreiras para a efetivação da gestão de conhecimento na Transpetro. Dentre as barreiras organizacionais identificadas, foi ressaltada a percepção dos entrevistados de que “Gestão de Conhecimento é modismo”.

Para melhoria dessa barreira organizacional, é necessário que a empresa

divulgue boas práticas e iniciativas positivas, no intuito de reunir, estruturar e compartilhar o conhecimento, independentemente da cultura organizacional.

implemente um processo de Gestão do Conhecimento com ações focadas apenas nas áreas funcionais e nos níveis técnicos da empresa.

internalize os conceitos de Gestão do Conhecimento e justifique a ideia de que os seus benefícios serão favoráveis para toda a organização.

evite a colaboração sinérgica entre vários setores ou departamentos dentro da organização e favoreça a redundância de informações.

trate a Gestão do Conhecimento como uma mola de eficiência operacional, distanciada da estratégia empresarial.