Questões de Administração - Matriz BCG
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 7
400668
Banca: IDECAN
Órgão: IF/RR
Cargo(s): Assistente Administrativo
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG
SWOT.
SMART.
BCG.
5W2H.
BSC.
Questão: 2 de 7
370592
Banca: UFG
Órgão: Câmara de Goiânia/GO
Cargo(s): Assessor Técnico Legislativo - Administrador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG
vacas leiteiras.
vira-latas.
estrelas.
pontos de interrogação.
Questão: 3 de 7
289370
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Liquigás
Cargo(s): Profissional de Vendas - Júnior
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG
estrela
vaca leiteira
produto relacional
animal de estimação
ponto de interrogação
Questão: 4 de 7
262660
Banca: FGV
Órgão: TJ/SC
Cargo(s): Analista Administrativo
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG
o produto A é do tipo “estrela”, que traz a maior rentabilidade para a empresa;
o produto C é do tipo “ponto de interrogação”, que deve ser abandonado, se possível;
o produto B é um produto “maduro”, que a empresa deve abandonar para investir nos produtos “estrela” e “cachorros”;
o produto B é do tipo “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar os outros produtos;
os produtos D e E são “cachorros”, no início do ciclo de vida, nos quais a empresa deve investir para desenvolver novos mercados.
Questão: 5 de 7
600709
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: TJ/RO
Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG
Para o primeiro produto, investir em inovação para alavancar seu crescimento; para o segundo produto, reduzir investimentos devido à sua baixa participação de mercado.
Para o primeiro produto, priorizar sua venda ou descontinuação para liberar recursos; para o segundo produto, investir apenas após comprovação de sua viabilidade financeira.
Para o primeiro produto, investir em expansão de mercado para transformá-lo em um “produto estrela”; para o segundo produto, consolidar o posicionamento como “vaca leiteira”.
Para o primeiro produto, realizar um reposicionamento estratégico para torná-lo mais competitivo; para o segundo produto, evitar investimentos adicionais, pois o risco supera o retorno esperado.
Para o primeiro produto, manter os investimentos mínimos necessários para garantir a geração de caixa; para o segundo produto, aumentar os investimentos para capturar maior participação no mercado de alto crescimento.