Questões de Administração - Matriz BCG

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Questão: 1 de 7

400668

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Banca: IDECAN

Órgão: IF/RR

Cargo(s): Assistente Administrativo

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG

SWOT.

SMART.

BCG.

5W2H.

BSC.

Questão: 2 de 7

370592

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Banca: UFG

Órgão: Câmara de Goiânia/GO

Cargo(s): Assessor Técnico Legislativo - Administrador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG

vacas leiteiras.

vira-latas.

estrelas.

pontos de interrogação.

Questão: 3 de 7

289370

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: Liquigás

Cargo(s): Profissional de Vendas - Júnior

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG

estrela

vaca leiteira

produto relacional

animal de estimação

ponto de interrogação

Questão: 4 de 7

262660

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Banca: FGV

Órgão: TJ/SC

Cargo(s): Analista Administrativo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG

o produto A é do tipo “estrela”, que traz a maior rentabilidade para a empresa;

o produto C é do tipo “ponto de interrogação”, que deve ser abandonado, se possível;

o produto B é um produto “maduro”, que a empresa deve abandonar para investir nos produtos “estrela” e “cachorros”;

o produto B é do tipo “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar os outros produtos;

os produtos D e E são “cachorros”, no início do ciclo de vida, nos quais a empresa deve investir para desenvolver novos mercados.

Questão: 5 de 7

600709

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Banca: INSTITUTO CONSULPLAN

Órgão: TJ/RO

Cargo(s): Analista Judiciário - Publicitário

Ano: 2025

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral / Gestão Estratégica / Matriz BCG

Para o primeiro produto, investir em inovação para alavancar seu crescimento; para o segundo produto, reduzir investimentos devido à sua baixa participação de mercado.

Para o primeiro produto, priorizar sua venda ou descontinuação para liberar recursos; para o segundo produto, investir apenas após comprovação de sua viabilidade financeira.

Para o primeiro produto, investir em expansão de mercado para transformá-lo em um “produto estrela”; para o segundo produto, consolidar o posicionamento como “vaca leiteira”.

Para o primeiro produto, realizar um reposicionamento estratégico para torná-lo mais competitivo; para o segundo produto, evitar investimentos adicionais, pois o risco supera o retorno esperado.

Para o primeiro produto, manter os investimentos mínimos necessários para garantir a geração de caixa; para o segundo produto, aumentar os investimentos para capturar maior participação no mercado de alto crescimento.