Questões de Tecnologia da Informação - Níveis de capacidade e maturidade - Analista Judiciário - Informática

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Questão: 1 de 5

274884

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: TRF - 1ª Região

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

A seguir são apresentados três itens extraídos de um
relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da
qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão
de projetos em uma organização.


I Para melhoria da qualidade do software da organização,
é necessário implantar um processo para confirmar que o
produto de trabalho do processo ou do projeto atende
apropriadamente os requisitos especificados.

II A organização implantou os dois processos necessários para se
atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado —
do MPS.BR.

III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a
implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante
a métrica homem-hora.


Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens
seguintes.
Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.

Questão: 2 de 5

164822

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Banca: FCC

Órgão: TRF - 4ª Região

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

gerenciado.

em otimização.

definido.

realizado.

superado.

Questão: 3 de 5

71853

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
No nível gerenciado, é definida a área de processo monitoração e controle de projeto (project monitoring and control), que visa executar correções quando o desempenho do projeto desvia do planejado. Por sua vez, no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed), é definida a área de processo inovação organizacional e implantação (organizational innovation and deployment), que visa implantar inovações para melhorar os processos organizacionais.

Questão: 4 de 5

71755

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
No nível de maturidade definido (defined), é definida a área de processo gerenciamento de requisitos (requirements management), que visa gerenciar requisitos e identificar as inconsistências entre requisitos, planos e produtos do projeto. Por sua vez, no nível gerenciado (managed), é definida a área de processo gerenciamento de riscos, que visa o planejamento e a execução de atividades destinadas a tratar os riscos.

Questão: 5 de 5

71583

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
Institucionalização é um aspecto da melhoria de processos, sendo um conceito presente nos níveis de maturidade no modelo CMMI. Para a institucionalização de um processo quantitativamente gerenciado, o modelo CMMI sugere que sejam empregadas técnicas estatísticas para medir e controlar a qualidade do produto, do serviço e os atributos de desempenho do projeto.