Questões de AOCP - Português - Compreensão e interpretação de textos - 2021

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Questão: 1 de 5

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Banca: AOCP

Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Analista do Ministério Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

V – V – F – F – V.

F – V – F – V – V.

F – F – V – V – F.

V – F – F – V – V.

V – F – V – F – F.

Questão: 2 de 5

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Banca: AOCP

Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Analista do Ministério Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

enfatizar a relevância das artes como meio de protesto.

destacar a atemporalidade da obra, uma vez que foi produzida em fins do século XIX e se mantém atual.

ressaltar a denúncia social voltada ao alto e chocante número de pessoas que estão passando fome no país.

reforçar a importância de ajudar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

informar o leitor acerca de dados alarmantes referentes à fome no Brasil.

Questão: 3 de 5

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Banca: AOCP

Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Técnico do Ministério Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

a dúvida sobre o que se quer surge nos momentos em que as pessoas não conseguem discernir sonhos de fantasias.

seu propósito principal é discutir os motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade em definir objetivos.

a constatação de que as pessoas não sabem o que querem é resultado de uma pesquisa acadêmica feita pela autora.

uma forma de definir um objetivo é recuperar um sonho da adolescência e buscar realizálo como ele foi concebido originalmente.

no processo de definição de objetivos, pensar sobre o que não se quer é tão útil quanto pensar sobre que se quer.

Questão: 4 de 5

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Banca: AOCP

Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Técnico do Ministério Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

ele pertence ao gênero carta do leitor, uma vez que a moça de Santa Maria é leitora de Clarice Lispector e escreve uma carta para ela.

nele predomina a função referencial da linguagem, centrada no assunto, como pode ser comprovado pelo fato de ter sido produzido por uma escritora de literatura.

tanto a moça de Santa Maria quanto Clarice têm uma inclinação idolátrica por Chico Buarque.

ele possui três interlocutores, sendo dois explícitos: Chico Buarque e a moça de Santa Maria.

a moça de Santa Maria diz se identificar com Clarice porque ambas possuem candura.

Questão: 5 de 5

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Banca: AOCP

Órgão: Prefeitura Municipal de Belém/PA

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

Cuidar de sua aparência, pedir conselhos à mãe, denunciar o marido à polícia.

Arrumar-se para o marido, abandoná-lo, brigar com ele.

Trair o marido, proibi-lo de ver as filhas, queimar o doce de abóbora.

Mostrar ao marido que era mulher, expulsá-lo de casa, fazer um escândalo na rua.

Mudar sua aparência, ir para outra cidade com as filhas, bater no marido.