Questões de AOCP - Português - Estratégias de organização e de progressão textuais
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Questão: 1 de 9
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Banca: AOCP
Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhais/PR
Cargo(s): Agente Municipal de Obras e Posturas
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Questão: 2 de 9
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Banca: AOCP
Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhais/PR
Cargo(s): Contador
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais
Podemos entender que “esforços” retoma, por exemplo, a busca por financiamento, seja pelo projeto na câmara, seja pelos concertos realizados. Por sua vez, “apesar de” indica uma oposição entre esses esforços e o trecho que segue “Villa-Lobos, não [...]”.
O segundo período desenvolve a ideia do primeiro período, o que indica um processo em que se parte do genérico (por exemplo, “ambiente”) para o específico (por exemplo, “público”, “imprensa”, “personalidades”).
O terceiro período indica a causa dos acontecimentos mostrados nos períodos anteriores, o que é evidenciado pela expressão “já que”.
No último período, “por conseguinte” expressa a consequência dos fatos enunciados anteriormente, sendo, portanto, um importante elemento de coerência e coesão.
A ideia de “decadência do público”, utilizada por Ronald de Carvalho e reproduzida no texto, é fruto de uma interpretação do que venda insuficiente de ingressos pode significar.
Questão: 3 de 9
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Banca: AOCP
Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Cargo(s): Técnico do Ministério Público
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais
Os exemplos fornecidos pela autora têm a finalidade de comprovar seus argumentos em defesa das vantagens em se ter sonhos e objetivos.
O uso frequente da primeira pessoa do plural contribui para o alto grau de formalidade do texto.
As perguntas feitas no texto estabelecem um diálogo com o leitor, com o fim de fazê-lo refletir e buscar respostas para os questionamentos propostos.
O texto apresenta a seguinte estrutura: introdução, em que o tema central é contextualizado; desenvolvimento, em que são dados argumentos para a defesa da tese; conclusão, em que as informações principais são retomadas resumidamente.
O texto é construído majoritariamente por períodos simples, com o intuito de tornar a leitura mais fluida e de fácil compreensão.
Questão: 4 de 9
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Banca: AOCP
Órgão: Prefeitura Municipal de Belém/PA
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais
“Pedir tenência” significa “pedir auxílio”.
A repetição da palavra “viva” indica que a personagem está tão nervosa que não é capaz de articular bem a linguagem.
Está presente a figura de linguagem denominada metáfora.
O estado físico do doce representa o estado mental/emocional da personagem.
A palavra “cor-de-laranja” é um adjetivo que indica a cor do doce de abóbora.
Questão: 5 de 9
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Banca: AOCP
Órgão: Prefeitura Municipal de Belém/PA
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais
indica o antônimo de “mal”.
poderia ser substituído pelo termo “boa” sem prejuízo semântico à frase.
atua como intensificador.
é um adjetivo que caracteriza o substantivo “mulher”.
é restrito à variedade padrão da língua.