Questões de AOCP - Português - Estratégias de organização e de progressão textuais

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Questão: 1 de 9

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Banca: AOCP

Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhais/PR

Cargo(s): Agente Municipal de Obras e Posturas

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais

Apenas I.

Apenas II.

Apenas III.

Apenas II e III.

I, II e III.

Questão: 2 de 9

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Banca: AOCP

Órgão: Prefeitura Municipal de Pinhais/PR

Cargo(s): Contador

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais

Podemos entender que “esforços” retoma, por exemplo, a busca por financiamento, seja pelo projeto na câmara, seja pelos concertos realizados. Por sua vez, “apesar de” indica uma oposição entre esses esforços e o trecho que segue “Villa-Lobos, não [...]”.

O segundo período desenvolve a ideia do primeiro período, o que indica um processo em que se parte do genérico (por exemplo, “ambiente”) para o específico (por exemplo, “público”, “imprensa”, “personalidades”).

O terceiro período indica a causa dos acontecimentos mostrados nos períodos anteriores, o que é evidenciado pela expressão “já que”.

No último período, “por conseguinte” expressa a consequência dos fatos enunciados anteriormente, sendo, portanto, um importante elemento de coerência e coesão.

A ideia de “decadência do público”, utilizada por Ronald de Carvalho e reproduzida no texto, é fruto de uma interpretação do que venda insuficiente de ingressos pode significar.

Questão: 3 de 9

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Banca: AOCP

Órgão: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Técnico do Ministério Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais

Os exemplos fornecidos pela autora têm a finalidade de comprovar seus argumentos em defesa das vantagens em se ter sonhos e objetivos.

O uso frequente da primeira pessoa do plural contribui para o alto grau de formalidade do texto.

As perguntas feitas no texto estabelecem um diálogo com o leitor, com o fim de fazê-lo refletir e buscar respostas para os questionamentos propostos.

O texto apresenta a seguinte estrutura: introdução, em que o tema central é contextualizado; desenvolvimento, em que são dados argumentos para a defesa da tese; conclusão, em que as informações principais são retomadas resumidamente.

O texto é construído majoritariamente por períodos simples, com o intuito de tornar a leitura mais fluida e de fácil compreensão.

Questão: 4 de 9

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Banca: AOCP

Órgão: Prefeitura Municipal de Belém/PA

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais

“Pedir tenência” significa “pedir auxílio”.

A repetição da palavra “viva” indica que a personagem está tão nervosa que não é capaz de articular bem a linguagem.

Está presente a figura de linguagem denominada metáfora.

O estado físico do doce representa o estado mental/emocional da personagem.

A palavra “cor-de-laranja” é um adjetivo que indica a cor do doce de abóbora.

Questão: 5 de 9

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Banca: AOCP

Órgão: Prefeitura Municipal de Belém/PA

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Gêneros textuais e orais > Estratégias de organização e de progressão textuais

indica o antônimo de “mal”.

poderia ser substituído pelo termo “boa” sem prejuízo semântico à frase.

atua como intensificador.

é um adjetivo que caracteriza o substantivo “mulher”.

é restrito à variedade padrão da língua.