Questões de Português - Correção e reescrita de textos - Auditor Fiscal da Receita Estadual

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Questão: 1 de 5

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Banca: ESAF

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2006

Matéria/Assunto: Português > Correção e reescrita de textos

Trabalhar em atividades “menores” que sua formação universitária lhes qualifi ca, não tem nada de errado, mas há, no caso, um investimento excessivo para uma formação que poderia ser obtida com menos esforço, tempo e dinheiro.

Para muitos desses profissionais, que buscam no diploma de curso superior a base para a ascensão social, aspiração legítima de um segmento que vem sendo excluído das universidades há décadas, realizam o sonho de melhorar o padrão de vida e de consumo.

Seria melhor que tais profissionais, em vez de perseguirem o sonho de cursar uma faculdade, se dediquem desde cedo a uma formação técnica, para atender à uma demanda crescente do País por quadros técnicos.

Ora, como dizia Octavio Ianni, nem todos precisam ou devem fazer uma faculdade. Ao Estado cabe o dever de proporcionar educação fundamental de qualidade a todos, instrumento básico para o jovem prosseguir nos estudos, se tiver talento para tanto.

Pelo contrário, mesmo quando conseguem trabalhar em sua área de formação, muitos desses diplomados recebem salários ínfimos, muitas vezes em função da baixa qualificação que receberam nos bancos universitários.

Questão: 2 de 5

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Banca: ESAF

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2006

Matéria/Assunto: Português > Correção e reescrita de textos

5-4-2-3-1.

1-4-3-2-5.

3-5-2-1-4.

1-2-3-5-4.

4-5-1-3-2.

Questão: 3 de 5

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Banca: ESAF

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2006

Matéria/Assunto: Português > Correção e reescrita de textos

Nos termos do Edital n. xx, de 15 de fevereiro de 2006, e do item 4.2 do Edital n. yy, de 12 de dezembro de 2005, dirijo-me, mui respeitosamente, à nobre Banca Examinadora do concurso, para recorrer, tempestivamente, da nota atribuída à prova dissertativa da Fase 2 no tocante ao uso do idioma.

Não entendi a nota que tirei. Colegas erraram mais do que eu e não tiraram nota tão baixa. Eu escrevo há muito tempo, escrevo bem! É o que todo mundo diz, e não coaduna com meu conhecimento da língua portuguesa ter uma nota de português inferior à média.

Por não ser divulgado os critérios de desconto por erro encontrado, supõe o candidato que a nobre Banca na aplicação das penalidades dos erros considera a natureza e a gravidade deste no conjunto de toda a dissertação.

Diante disso, requeiro seja revisto os valores retirados pelos erros apontados no segundo e terceiro parágrafo da dissertação, que não podem ser tão graves a ponto de retirar da nota penalização tão alta de dois pontos e meio.

Pelo exposto, a exceção dos erros que concorda o candidato, ele atendeu devidamente a todas as outras exigências da norma culta da língua portuguesa, portanto bem como as relativas à adequação ao tema, coerência, coesão, pertinência argumentativa, adequação vocabular, pelo que merece ter sua nota aumentada.

Questão: 4 de 5

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Banca: ESAF

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2006

Matéria/Assunto: Português > Correção e reescrita de textos

com estatísticas cujo crescimento revela o sucesso da campanha.

Participantes de todo o Ceará têm aderido à campanha de educação tributária.

que objetiva conscientizar a população sobre a importância da emissão de documentos fiscais.

procederam ao cadastramento junto à cordenaçãoexecutiva da promoção.

à medida em que se for concretizando novos cadastramentos.

Questão: 5 de 5

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Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Português > Correção e reescrita de textos

O fragmento Ao lado de Jacques Raimundo... manteria o paralelismo sintático se o trecho grifado fosse substituído por “da de”.

Coloca é usado no texto com o mesmo sentido visto em: “Coloquei minhas ressalvas de lado quando ele explicou o projeto”.

No contexto, os itens coordenados em resistência e continuidade poderiam ser sintetizados por “resiliência”, característica sistematicamente associada no texto aos afro-brasileiros.

Também de caráter inovador traz o implícito de comparação dos elementos analisados com as inovações que o campo de estudos tem experimentado atualmente.

A opção pelo termo addendum, em latim, revela um processo de variação: ele é usual entre os falantes do português do Brasil das faixas etárias mais elevadas, familiarizados com o antigo idioma.