Questões de Biologia - Ecologia de populações

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Questão: 1 de 80

416311

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Banca: FGV

Órgão: Pref. São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas | Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações

A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos.

Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos.
II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores.
III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores.

São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:

I, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Questão: 2 de 80

416312

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Banca: FGV

Órgão: SEDUC/PE

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações

A comparação de fósseis de chimpanzés, neandertais (Homo neanderthalensis) e humanos (Homo sapiens) atuais levou à proposta de duas árvores filogenéticas:



As sequências de DNA de dois fósseis de neandertais (N1 e N2) foram comparadas às de humanos atuais da Europa, da Ásia e da África e notou-se que

- as sequências dos DNA mitocondriais dos dois tipos de neandertais diferiam em 3,5%;
- as sequências dos DNA mitocondriais de ambos os tipos de neandertais e a dos demais humanos diferiam em 24%.

Esses dados

apoiam apenas a árvore I, porque aproximam neandertais de europeus.

apoiam apenas a árvore II, porque evidenciam grande diferença entre neandertais (N1 e N2) e humanos

apoiam apenas a árvore II, porque mostram que N1 e N2 são diferentes.

apoiam ambas as árvores, porque tanto apoiam o parentesco de neandertais com europeus quanto com outros humanos.

não apoiam nenhuma das duas árvores, porque não esclarecem a diferença entre europeus e outros humanos.

Questão: 3 de 80

416323

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Banca: FGV

Órgão: SEDUC/PE

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações

Nas plantas existem tecidos formados por células vivas (que fazem fotossíntese e/ou respiração) e tecidos formados por células mortas (que não apresentam metabolismo).

Nos ecossistemas de plantação de soja (1); plantação de milho (2); floresta de eucaliptos (3) e floresta tropical (4), a massa de tecido vivo é maior que a do tecido morto em

1 e 2, apenas.

1 e 4, apenas.

1, 2 e 4, apenas.

2, 3 e 4, apenas.

3 e 4, apenas.

Questão: 4 de 80

416331

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Banca: FGV

Órgão: SEDUC/PE

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações

O gráfico a seguir mostra a variação de N e a capacidade de suporte do ambiente K (o máximo de população que um determinado ambiente suporta) ao longo do tempo.



Com relação aos dados fornecidos pelo gráfico, analise as afirmativas a seguir.

I. À medida que N se aproxima de K, a taxa de crescimento da população se aproxima de zero.
II. O ponto de inflexão (Pi) indica a taxa máxima de crescimento da população.
III. No manejo de populações pelo homem, a forma sustentável e de maior eficiência é obtida quando o tamanho da população (N) se mantém próximo ao ponto de inflexão.

Está correto o que se afirma em

I, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Questão: 5 de 80

416293

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Banca: FGV

Órgão: Pref. São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas | Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.



Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus; Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que

o Homo sapiens é a espécie mais recente.

o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.

a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.

o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.

o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.