Questões de Biologia - Ecologia de populações
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Questão: 1 de 80
416311
Banca: FGV
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas | Professor de Ensino Fundamental II e Médio
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações
A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de
polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a
variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante
o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA
desses seres vivos.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas,
transformando rapidamente a testosterona de ovos de
répteis em estrogênio e, como consequência, gerando
fêmeas em lugar de machos.
II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o
mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em
ambientes sem predadores.
III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do
tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de
predadores.
São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Questão: 2 de 80
416312
Banca: FGV
Órgão: SEDUC/PE
Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações
A comparação de fósseis de chimpanzés, neandertais (Homo
neanderthalensis) e humanos (Homo sapiens) atuais levou à
proposta de duas árvores filogenéticas:
As sequências de DNA de dois fósseis de neandertais (N1 e N2)
foram comparadas às de humanos atuais da Europa, da Ásia e da
África e notou-se que
- as sequências dos DNA mitocondriais dos dois tipos de
neandertais diferiam em 3,5%;
- as sequências dos DNA mitocondriais de ambos os tipos de
neandertais e a dos demais humanos diferiam em 24%.
Esses dados
apoiam apenas a árvore I, porque aproximam neandertais de europeus.
apoiam apenas a árvore II, porque evidenciam grande diferença entre neandertais (N1 e N2) e humanos
apoiam apenas a árvore II, porque mostram que N1 e N2 são diferentes.
apoiam ambas as árvores, porque tanto apoiam o parentesco de neandertais com europeus quanto com outros humanos.
não apoiam nenhuma das duas árvores, porque não esclarecem a diferença entre europeus e outros humanos.
Questão: 3 de 80
416323
Banca: FGV
Órgão: SEDUC/PE
Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações
Nas plantas existem tecidos formados por células vivas (que
fazem fotossíntese e/ou respiração) e tecidos formados por
células mortas (que não apresentam metabolismo).
Nos ecossistemas de plantação de soja (1); plantação de milho
(2); floresta de eucaliptos (3) e floresta tropical (4), a massa de
tecido vivo é maior que a do tecido morto em
1 e 2, apenas.
1 e 4, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
Questão: 4 de 80
416331
Banca: FGV
Órgão: SEDUC/PE
Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações
O gráfico a seguir mostra a variação de N e a capacidade de
suporte do ambiente K (o máximo de população que um
determinado ambiente suporta) ao longo do tempo.
Com relação aos dados fornecidos pelo gráfico, analise as
afirmativas a seguir.
I. À medida que N se aproxima de K, a taxa de crescimento da
população se aproxima de zero.
II. O ponto de inflexão (Pi) indica a taxa máxima de crescimento
da população.
III. No manejo de populações pelo homem, a forma sustentável
e de maior eficiência é obtida quando o tamanho da
população (N) se mantém próximo ao ponto de inflexão.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Questão: 5 de 80
416293
Banca: FGV
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas | Professor de Ensino Fundamental II e Médio
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Biologia > Ecologia / Ecologia de populações
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas
espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos
volumes cerebrais.
Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;
Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre
evolução, para que os alunos entendessem que
o Homo sapiens é a espécie mais recente.
o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.