Questões de CESGRANRIO - Conhecimentos Bancários - Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

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Questão: 1 de 14

171230

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: BB

Cargo(s): Escriturário | Tipo 1 - Aplicação em 2015

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento / Legislação / Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

prática abusiva.

responsabilidade continuada.

força maior.

defeito do serviço.

publicidade enganosa.

Questão: 2 de 14

171372

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: BB

Cargo(s): Escriturário | Tipo 1 - Aplicação em 2015

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento / Legislação / Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

caberia à devedora buscar o cancelamento dos registros nos cadastros de inadimplentes.

é ônus do credor, após a constatação do pagamento efetivo da dívida, retirar o nome do devedor do cadastro de inadimplentes.

deve ocorrer a retirada do registro de inadimplente somente cinco anos após o ingresso, mesmo no caso de pagamento.

ocorrerá a manutenção do registro no cadastro de inadimplentes como forma de proteção ao comércio.

será retirada a inscrição do registro no cadastro de inadimplentes somente se houver medida judicial.

Questão: 3 de 14

1541352

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: BB

Cargo(s): Escriturário

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento / Legislação / Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

é do fornecedor que prestou serviços defeituosos, excluindo, em qualquer caso, os demais fornecedores.

da instituição financeira é separada da dos demais fornecedores.

é subjetiva e exclusiva da administradora de cartões de crédito.

é solidária e abrange a cadeia de fornecedores, o que inclui o Banco.

da sociedade empresária depende da prova de culpa de um dos seus prepostos.

Questão: 4 de 14

1429371

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: BB

Cargo(s): Escriturário | Tipo 1

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento / Legislação / Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

admitida, por ser inerente às relações de mercado.

permitida, por ser integrante de regime de remuneração por metas.

vedada, por caracterizar prática abusiva.

vedada, por não ser possível a conjugação prática das operações.

permitida, por configurar habitualidade das relações.

Questão: 5 de 14

118649

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: BB

Cargo(s): Escriturário | PROVA AMARELA

Ano: 2010

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento / Legislação / Lei no 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

Não há ilegalidade alguma no caso descrito.

Os juros superam o valor máximo de 1% ao mês previsto na legislação, o que configura ilegalidade.

Os juros cobrados e a negativação são ilegais frente ao Código de Defesa do Consumidor.

A inscrição em cadastro restritivo de crédito foi ilegal, pois há apenas o direito de cobrar o crédito, mas não o de negativar o nome do consumidor.

A cláusula de juros é abusiva e a notificação configura cobrança por meio indevido, sendo, portanto, ilegal.