Questões de CESPE / Cebraspe - Matemática - Educação - Matemática - Aritmética

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Questão: 1 de 43

331924

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: AGU

Cargo(s): Procurador Federal

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática


A respeito do crédito estudantil e dos contratos de empréstimo,
julgue os itens a seguir.
Para que um estudante universitário do curso de matemática consiga financiar sua graduação pelo FIES, basta que ele esteja regularmente matriculado nas disciplinas de seu curso, independentemente da instituição de ensino a que pertença.

Questão: 2 de 43

297604

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Pref. São Cristóvão/SE

Cargo(s): Professor - Matemática

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática

O ensino de matemática só é realmente válido quando o
estudante compreende os conceitos e significados da matemática.
Assim, cada vez mais se torna necessário que o professor de
matemática diversifique seus conhecimentos, inventando,
avaliando, e adaptando as atividades de ensino-aprendizagem. É
preciso refletir e reformular as atuais práticas pedagógicas no
ensino da matemática, considerando-se, sobretudo, o avanço das
novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que, além
de possibilitar a mudança na construção do conhecimento, podem
mudar a forma de avaliar o processo ensino-aprendizagem, pela sua
capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas
vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback
contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.


Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a
seguir.
O uso de software de geometria dinâmica deve promover a construção do saber geométrico por meio de novas abordagens.

Questão: 3 de 43

297828

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Pref. São Cristóvão/SE

Cargo(s): Professor - Matemática

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática

O ensino de matemática só é realmente válido quando o
estudante compreende os conceitos e significados da matemática.
Assim, cada vez mais se torna necessário que o professor de
matemática diversifique seus conhecimentos, inventando,
avaliando, e adaptando as atividades de ensino-aprendizagem. É
preciso refletir e reformular as atuais práticas pedagógicas no
ensino da matemática, considerando-se, sobretudo, o avanço das
novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que, além
de possibilitar a mudança na construção do conhecimento, podem
mudar a forma de avaliar o processo ensino-aprendizagem, pela sua
capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas
vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback
contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.


Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a
seguir.
Entre as estratégias de uso das TIC incluem-se o cálculo mental e a criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, régua e compasso.

Questão: 4 de 43

413320

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/PR

Cargo(s): Professor - Segurança

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica / Aritmética

10 anos de idade.

30 anos de idade.

15 anos de idade.

20 anos de idade.

25 anos de idade.

Questão: 5 de 43

410468

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SERPRO

Cargo(s): Analista - Desenvolvimento de Sistemas

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica / Aritmética

Suponha que sejam gerados 5 números válidos de CPF para
serem atribuídos a 5 indivíduos distintos.
Com base nessas
informações, julgue o item seguinte.
Suponha que a seja o último dígito de um dos CPFs gerados, que b seja o último dígito de outro desses CPFs e que a e b sejam números ímpares consecutivos. Nessa situação, a + b é múltiplo de 4.