Questões de CESPE / Cebraspe - Tecnologia da Informação - Qualidade de Software
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 46
146174
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: CAIXA
Cargo(s): Técnico Bancário - TI
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Qualidade de Software
O modelo CMMI, na versão CMMI 1.2 for Dev, apresenta uma área de processos que contempla, de modo integrado, as duas abordagens mencionadas — verificação e validação —, também denominada V&V.
A norma ISO 12207, padrão que estabelece uma arquitetura de alto nível para definição do ciclo de vida de software, agrupa processos em várias classes, os quais incluem os processos fundamentais, relacionados a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção.
A norma ISO 12207 prescreve um conjunto de métodos, ferramentas, treinamentos, métricas e tecnologias relacionadas à verificação de conformidade às especificações, mas não aborda métodos relacionados à validação da satisfação das necessidades do cliente.
Os elementos descritivos de processos empregados na série de normas 12207 são organizados em uma hierarquia de processos, eventualmente divididos em subprocessos, os quais são refinados em disciplinas e, por fim, em artefatos.
A série de normas ISO 15504, conhecida como modelo SPICE, é, atualmente, constituída por sete partes. Uma delas apresenta um modelo para determinação da qualidade de software embasado em seis características: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade.
Questão: 2 de 46
108059
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: INMETRO
Cargo(s): Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade - Metrologia em Informática
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Qualidade de Software
Em oposição às técnicas analíticas de gestão da qualidade de software, como análise de complexidade e uso de formalismos matemáticos, o teste de software é sempre uma atividade de verificação dinâmica do comportamento de um programa relativamente a um comportamento esperado.
Consiste em uma atividade mais bem enquadrada sob o título de validação que sob o título de verificação a realização de uma consulta telefônica ao cliente de um projeto de software, efetuada por equipe de auditoria imediatamente após a implantação desse software, com o objetivo de fazer checagem cruzada do cumprimento de uma etapa formal de avaliação da qualidade na pré-implantação, a qual deveria obrigatoriamente ser feita pela empresa que desenvolveu o software para o cliente.
Testes de caixa preta são usualmente fundamentados na análise do código de um programa. Por outro lado, entre as técnicas de teste não relacionadas a testes de caixa preta, estão aquelas embasadas na intuição do testador, em especificações comportamentais e no uso.
Entre algumas considerações práticas para a introdução de uma equipe de testadores em uma organização, deve-se incentivar o aumento do ego entre os programadores cujos códigos serão testados.
O planejamento, a geração de casos de teste, o relato de problemas e o rastreio de defeitos são algumas das atividades relacionadas ao gerenciamento do processo de testes. Dessas, o rastreio de defeitos é a que mais se aproxima do emprego de abstrações e ferramentas típicas empregadas por programadores.
Questão: 3 de 46
105829
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SECGE/PE
Cargo(s): Analista de Controle Interno - Tecnologia da Informação
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Qualidade de Software
No nível de maturidade 4 do CMMI, deve ocorrer a integração de equipes e o gerenciamento de riscos.
No modelo CMMI com representação contínua, estabelecemse seis níveis de capacidade: incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizante.
Um dos principais benefícios decorrentes da adoção desse modelo é a definição padrão de uma ordem de melhoria que facilita o planejamento dos objetivos e elimina as áreas de risco de negócio.
Classificam-se no nível 2 do CMMI as organizações que, apesar de adotarem alguma padronização, tendem a não cumprir compromissos, a abandonar os processos em períodos de crise e a não repetir os êxitos alcançados em outras ocasiões.
O nível de maturidade 3 do CMMI indica a maturidade do tipo gerenciado. Para que se alcance esse nível, é necessária a implementação de acordo com áreas de processo básicas, tais como a gerência de configuração e a gerência de requisitos.
Questão: 4 de 46
104910
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEAD/PE
Cargo(s): Analista de Controle Interno - Tecnologia da Informação
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Qualidade de Software
No modelo IEEE de qualidade de software, um fator de qualidade é uma entidade mais genérica que um atributo de qualidade.
Os modelos de qualidade de software são organizados segundo a perspectiva de que a qualidade do processo de desenvolvimento influencia, diretamente, a qualidade interna, que, por sua vez, influencia a qualidade externa do produto de software, e esta última exerce influência direta sobre a qualidade do produto em uso.
De forma geral, os modelos de qualidade da ISO são focados na qualidade de produtos de software, e os modelos CMMI, na qualidade do processo de software.
O modelo de referência para medição de qualidade de produto de software da ISO propõe quatro diferentes perspectivas, mediante as quais podem ser desenvolvidas métricas de medição de atributos de qualidade interna, externa, de operação e de uso.
Os atributos de qualidade de software, nos modelos de qualidade ISO, são organizados conforme seis características, sendo três delas internas (eficiência, manutenabilidade e portabilidade) e as outras três, externas (funcionalidade, confiabilidade e usabilidade).
Questão: 5 de 46
99211
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: UNIPAMPA
Cargo(s): Técnico em Tecnologia da Informação - Programação de Sistemas
Ano: 2009
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Qualidade de Software
nenhum processo de desenvolvimento, porque os processos
tradicionais não são adequados às suas realidades. As
metodologias tradicionais, denominadas orientadas a
documentação diferem bastante das atuais.
Koscianski e Soares. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2.ª ed. São Paulo: Novatec, 2007, p. 191 (com adaptações).
No que se refere a modelos de processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens a seguir.