Questões de Ciências Sociais - Escola

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Questão: 1 de 4

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Banca: FGV

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola

o inatismo parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento são os mais relevantes para o desenvolvimento.

a concepção empirista ou ambientalista, ainda presente no cenário educacional, traz como marca a interação e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

o alinhamento com o empirismo ou ambientalismo leva as escolas à adoção de metodologia mais ativas, e críticas, preocupando-se com o processo de conhecer.

a concepção inatista, ainda presente nas escolas nos dias atuais, se expressa muitas vezes na fala de educadores, ao defenderem a possibilidade de transformação, pela via da educação, como objetivo que pode ser alcançado por todos os estudantes, independentemente de aspectos hereditários.

o interacionismo considera que são múltiplos os fatores constituintes do desenvolvimento humano, ou seja, entende o sujeito como ser ativo e interativo no mundo.

Questão: 2 de 4

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Banca: FGV

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola

As teorias do currículo não estão envolvidas na atividade de garantir o consenso, de obter hegemonia.

As teorias críticas e pós-críticas de currículo estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

Da perspectiva pós-estruturalista, podemos dizer que as teorias do currículo não podem deixar de estar envolvidas em questões de poder.

As teorias do currículo tradicionais, ao aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas.

O currículo clássico só pôde sobreviver no contexto de uma escolarização secundária de acesso restrito à classe dominante.

Questão: 3 de 4

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Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia

Cargo(s): Professor - Sociologia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola

O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social

O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua

Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado

A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa

O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista

Questão: 4 de 4

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Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia

Cargo(s): Professor - Sociologia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola

Não é possível identificar uma relação causal entre a desigualdade de oportunidades educacionais e a reprodução das desigualdades sociais

A bagagem cultural e econômica que o estudante leva ao entrar no ambiente escolar é determinante no seu desenvolvimento, fazendo de sua procedência social métrica de seu desempenho

A escola é uma proteção do indivíduo contra a influência da família

A escola funciona como espaço de livre circulação de ideias porque impede as expressões da desigualdade social

A reprodução da visão de mundo e do conhecimento básico formador do senso comum é papel da escola