Questões de Ciências Sociais - Escola
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 4
6553a0365e8b96fc2d0de8e2
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola
o inatismo parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento são os mais relevantes para o desenvolvimento.
a concepção empirista ou ambientalista, ainda presente no cenário educacional, traz como marca a interação e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
o alinhamento com o empirismo ou ambientalismo leva as escolas à adoção de metodologia mais ativas, e críticas, preocupando-se com o processo de conhecer.
a concepção inatista, ainda presente nas escolas nos dias atuais, se expressa muitas vezes na fala de educadores, ao defenderem a possibilidade de transformação, pela via da educação, como objetivo que pode ser alcançado por todos os estudantes, independentemente de aspectos hereditários.
o interacionismo considera que são múltiplos os fatores constituintes do desenvolvimento humano, ou seja, entende o sujeito como ser ativo e interativo no mundo.
Questão: 2 de 4
6553a0365e8b96fc2d0de8e4
Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola
As teorias do currículo não estão envolvidas na atividade de garantir o consenso, de obter hegemonia.
As teorias críticas e pós-críticas de currículo estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
Da perspectiva pós-estruturalista, podemos dizer que as teorias do currículo não podem deixar de estar envolvidas em questões de poder.
As teorias do currículo tradicionais, ao aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas.
O currículo clássico só pôde sobreviver no contexto de uma escolarização secundária de acesso restrito à classe dominante.
Questão: 3 de 4
655f82fe3408da58a9137188
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - Sociologia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola
O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social
O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua
Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado
A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa
O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista
Questão: 4 de 4
655f82fe3408da58a913719c
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - Sociologia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia > Instituições Sociais > Escola
Não é possível identificar uma relação causal entre a desigualdade de oportunidades educacionais e a reprodução das desigualdades sociais
A bagagem cultural e econômica que o estudante leva ao entrar no ambiente escolar é determinante no seu desenvolvimento, fazendo de sua procedência social métrica de seu desempenho
A escola é uma proteção do indivíduo contra a influência da família
A escola funciona como espaço de livre circulação de ideias porque impede as expressões da desigualdade social
A reprodução da visão de mundo e do conhecimento básico formador do senso comum é papel da escola