Questões de Ciências Sociais - Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
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Questão: 1 de 11
226057
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/ES
Cargo(s): Professor - Sociologia
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia / Relação entre Indivíduo e Sociedade / Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
Campo.
Doxa.
Reflexividade.
Habitus.
Illusio.
Questão: 2 de 11
192624
Banca: ESAF
Órgão: MPOG
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Planejamento e Orçamento
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia / Relação entre Indivíduo e Sociedade / Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
Palavra latina utilizada pela tradição escolástica, traduz a noção grega hexis utilizada por Aristóteles para designar então características do corpo e da alma adquiridas em um processo de aprendizagem.
Durkheim evocou o conceito de habitus a propósito de duas situações singulares, as sociedades tradicionais e os internatos. Na primeira, considera o grupo realizando de maneira regular uma uniformidade intelectual e moral. Tudo seria comum a todos. No segundo caso, emprega o conceito a propósito da noção cristã como uma forma de educação que englobaria a criança integralmente como influência única e constante.
Ao utilizar o conceito de habitus, Panofsky mostra que a cultura não é só um código comum, nem mesmo um repertório comum de respostas a problemas comuns ou um grupo de esquemas de pensamentos particulares e particularizados: é, sobretudo, um conjunto de esquemas fundamentais, precisamente assimilados, a partir dos quais se engendram, segundo uma arte da invenção semelhante à da escrita musical, uma infi nidade de esquemas particulares, diretamente aplicados a situações particulares.
Para Bourdieu, Habitus é um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infi nitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas.
O conceito de habitus expressa uma ordem social funcionando pela lógica da reprodução e conservação; a ordem social constitui-se através da posição de cada indivíduo na estrutura social que é dada previamente: seu habitus. A plena coerência e a reprodução total das estruturas é uma perspectiva intrínseca e inerente ao conceito de habitus que pressupõe uma ação do indivíduo diretamente associada à sua classe de origem, agindo de forma coerente para mantê-la e conservar uma dada realidade.
Questão: 3 de 11
162152
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Câmara dos Deputados
Cargo(s): Consultor Legislativo
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia / Relação entre Indivíduo e Sociedade / Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
Questão: 4 de 11
129474
Banca: FCC
Órgão: METRÔ/SP
Cargo(s): Analista Desenvolvimento Gestão Junior - Ciências Sociais
Ano: 2012
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia / Relação entre Indivíduo e Sociedade / Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
ao conjunto dos recursos efetivos ou potenciais ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de conhecimento ou reconhecimento mútuo.
ao tipo de capital conhecido e reconhecido, quando é conhecido segundo as categorias de percepção que ele impõe.
ao princípio gerador e unificador que retraduz as características intrínsecas e relacionais de uma posição em um estilo de vida.
a um recurso que os atores fazem derivar de suas competências e habilidades estritamente vinculadas à sua socialização primária.
a um operador de racionalidade prática que articula as estruturas objetivas externas às estruturas subjetivas da história pessoal.
Questão: 5 de 11
226022
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/ES
Cargo(s): Professor - Sociologia
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Ciências Sociais > Sociologia / Relação entre Indivíduo e Sociedade / Pierre Bordieu e O Poder Simbólico
Marx.
Weber.
Durkheim.
Giddens.
Touraine.