Questões de Conhecimentos Bancários - Banco digitalizado x banco digital

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Questão: 1 de 5

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Banca: IADES

Órgão: Banco de Brasília

Cargo(s): Escriturário

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Produtos e serviços financeiros > Os bancos na Era Digital (presente e tendências) > Banco digitalizado x banco digital

Uma característica do banco digital é a realização de processos não presenciais, como o envio de informações e documentos por meio digital e a coleta eletrônica de assinatura para a abertura de contas.

Um banco digital é o mesmo que um banco digitalizado, visto que ambos apresentam o mesmo nível de automação dos processos.

A oferta de canais de acesso virtual representa o mais alto nível de maturidade digital.

O banco digitalizado dispensa o atendimento presencial e o fluxo físico de documentos.

Por questão de segurança, o banco digital permite a consulta de produtos e serviços financeiros por meio de canais eletrônicos, mas ainda não permite a contratação.

Questão: 2 de 5

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Banca: IADES

Órgão: Banco de Brasília

Cargo(s): Escriturário

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Produtos e serviços financeiros > Os bancos na Era Digital (presente e tendências) > Banco digitalizado x banco digital

Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo.

Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado.

Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente.

Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.

Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução no 3.919, art. 2o, inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital.

Questão: 3 de 5

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Cargo(s): Escriturário - Agente Comercial

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Produtos e serviços financeiros > Os bancos na Era Digital (presente e tendências) > Banco digitalizado x banco digital

maior proximidade física com os clientes nas agências bancárias.

dispensa de regulação por parte do Banco Central do Brasil.

disseminação das plataformas on-line.

lentidão dos canais de comunicação.

menor oferta de produtos e serviços aos clientes.

Questão: 4 de 5

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Banca: IADES

Órgão: Banco de Brasília

Cargo(s): Escriturário

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Produtos e serviços financeiros > Os bancos na Era Digital (presente e tendências) > Banco digitalizado x banco digital

A partir do momento em que o banco forneceu um serviço/produto para contratação em um canal digital, seja ele internet banking, mobile banking ou qualquer outro, o cliente também deve possuir acesso para cancelar esses serviços/produtos de forma digital.

Os bancos são responsáveis por cancelar quaisquer serviços/produtos contratados pelo cliente por um canal digital a qualquer momento.

Os bancos devem fornecer um mecanismo, preferencialmente com inteligência artificial, que atenda a todas as solicitações do cliente.

O cliente tem direito de contratar qualquer serviço/produto nos canais digitais fornecidos pelos bancos.

Os bancos podem aumentar o limite de cheque especial contratado por um canal digital, sem notificar o cliente.

Questão: 5 de 5

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: Banco do Brasil

Cargo(s): Agente de Tecnologia - Escriturário

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Produtos e serviços financeiros > Os bancos na Era Digital (presente e tendências) > Banco digitalizado x banco digital

oferta de produtos e serviços por meio digital.

oferta de serviços por meio de agências bancárias.

oferta de todos os serviços operados pelos bancos múltiplos.

ausência de operações com moeda estrangeira.

cobrança de taxas similares às cobradas pelos bancos tradicionais.