Questões de Conhecimentos Bancários - Decreto no 5.296/04

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 36

5f6382980905e96e68828ec5

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Cargo(s): Defensor Público

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento > Legislação > Decreto no 5.296/04

Nos estacionamentos externos ou internos das edificações de uso público ou de uso coletivo, ou nos localizados nas vias públicas, serão reservados, pelo menos, 4% do total de vagas para veículos que transportem pessoa portadora de deficiência física ou visual, sendo assegurada, no mínimo, uma vaga, em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres, com especificações técnicas de desenho e traçado conforme o estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade.

Para atender ao disposto na referida norma, o Poder Executivo determinou taxativamente a isenção de tributos para a importação de equipamentos que, destinados à adequação do sistema de transporte coletivo às necessidades dos portadores de deficiência, não sejam produzidos no país.

Consoante a referida norma, classifica-se como deficiência mental o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, manifestado antes dos dezoito anos e com limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.

Considera-se deficiência auditiva, para os fins do referido decreto, a perda unilateral ou bilateral, parcial ou total, de quarenta decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.

Para os fins do referido decreto, as fontes públicas não são consideradas mobiliário urbano, conceituado como o conjunto de objetos existentes nas vias e espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos da urbanização ou da edificação, de forma que sua modificação ou traslado não altere substancialmente tais elementos.

Questão: 2 de 36

5f6d04880905e96e67ac1e09

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Ministério Público do Estado de Rondônia

Cargo(s): Promotor de Justiça

Ano: 2010

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento > Legislação > Decreto no 5.296/04

a distribuição de brindes e descontos na aquisição de equipamentos de informática, bem como a disponibilização de pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla.

o tratamento diferenciado, que inclui, entre outros: assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis, mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de cadeirantes, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

serviço obrigatório de acompanhante para portadores de mobilidade reduzida nos espaços públicos destinados ao lazer, às compras e à alimentação.

menu em braile, tradutor para língua brasileira de sinais, e canil para cães-guia em centros comerciais, teatros, cinemas e restaurantes.

a criação de juizados especiais do portador de deficiência nos tribunais de justiça dos estados.

Questão: 3 de 36

637b886d793a6a376c505a86

copy

Banca: FCC

Órgão: Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Escriturário

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento > Legislação > Decreto no 5.296/04

primazia do cuidado e tratamento igualitário.

acessibilidade adaptativa e assistência especial.

apoio especializado e desenho universal.

tratamento diferenciado e atendimento imediato.

atendimento diferenciado e tratamento individual.

Questão: 4 de 36

Gabarito Preliminar

65fd7aee3eb6ae371802f984

copy

Banca: IADES

Órgão: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Cargo(s): Analista - Relações Legislativas

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento > Legislação > Decreto no 5.296/04

Mobiliário de recepção e atendimento preferencialmente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas, ou não, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e atendimento para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas nesse tipo de serviço.

Divulgação, em qualquer lugar, nas empresas e em repartições públicas, do direito de atendimento prioritário das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Admissão de entrada e permanência de cão-guia de acompanhamento junto de pessoa portadora de deficiência ou de treinador nas edificações de uso público e naquelas de uso coletivo, independentemente da apresentação da carteira de vacina do animal.

Assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.

Questão: 5 de 36

67694f3a4a5ae796bb048cc8

copy

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Caixa Econômica Federal

Cargo(s): Técnico Bancário Novo

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Atendimento > Legislação > Decreto no 5.296/04

Língua Brasileira de Sinais

manifestação sonora

comunicação especial

integração contínua

assistência social