Questões de CONSULPAM - Português - Tipologia textual e funções da linguagem - Professor - Língua Portuguesa

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Questão: 1 de 4

412068

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Banca: CONSULPAM

Órgão: Pref. Quadra/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Português > Tipologia textual e funções da linguagem

Constituem-se ambos como exemplos de gênero predominantemente narrativo, uma vez que abordam o fazer cotidiano do sertanejo nos campos de concentração.

Possuem propósitos discursivos que os distanciam; pois, embora abordem a mesma temática, o primeiro é uma obra de arte literária e o segundo, um relato jornalístico.

Os dois textos apresentam temática semelhante, divergindo, no entanto, quanto à organização linguística, que os caracteriza como gêneros textuais distintos.

A narrativa desenvolvida em ambos os textos tem o propósito argumentativo comum de criticar as ações do Poder Público no enfrentamento ao flagelo da seca.

Questão: 2 de 4

412899

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Banca: CONSULPAM

Órgão: Pref. Viana/ES

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Português > Tipologia textual e funções da linguagem

Propõe uma agenda ambiental apontando ações específicas a fim de reverter a atual situação de degradação ambiental do planeta.

Apresenta os principais objetivos da agenda PCS destacando o caráter holístico das ações e a integração dos agentes envolvidos.

Critica veladamente as grandes corporações agroindustriais cujas ações têm como consequência nefasta a degradação ambiental.

Destaca o papel decisivo das iniciativas governamentais no que tange à proteção da produção familiar de alimentos e da sinergia ambiental.

Questão: 3 de 4

412070

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Banca: CONSULPAM

Órgão: Pref. Quadra/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Português > Tipologia textual e funções da linguagem

A escola deve favorecer o acesso à escrita e aos discursos que a partir dela se organizam no intuito de garantir a homogeneidade da língua portuguesa no País.

É papel da escola oferecer ao aluno o acesso às variedades privilegiadas pela sociedade de modo a padronizar tanto a sua produção oral quanto a escrita.

Faz parte da tarefa da escola enfrentar o preconceito linguístico de modo a favorecer o desenvolvimento de uma cultura de respeito à diferença.

O ensino de Língua Portuguesa deve priorizar as variedades corretas da língua de modo a corrigir a fala do aluno quando necessário.

Questão: 4 de 4

412071

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Banca: CONSULPAM

Órgão: Pref. Quadra/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Português > Tipologia textual e funções da linguagem

Posicionar-se de maneira crítica e parcial nas diferentes situações sociais assumindo posições firmes a fim de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

Conhecer características fundamentais do Brasil como meio para construir a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de impertinência da Pátria.

Conhecer a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra quaisquer diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia.

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais.