Questões de CONSULPLAN - Direitos Humanos

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 6

2273202

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Questões Adaptadas/Inéditas - SEE/MG

Cargo(s): Questões Simulados - SEE/MG | QUESTÕES ADAPTADAS/INÉDITAS - ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E TÉCNICO DA EDUCAÇÃO

Ano: 2025

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração de Salamanca

Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.

Aqueles com necessidades educacionais especiais não devem ter acesso à escola regular, mas somente escolas especializadas em sua deficiência, que deve acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades.

Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

Questão: 2 de 6

328555

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: PM/TO

Cargo(s): Policial Militar - Soldado

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração Universal dos Direitos Humanos

Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito pode ser invocado mesmo em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Questão: 3 de 6

411397

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Pref. Cascavel/PR

Cargo(s): Guarda Municipal

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Direitos Humanos e o Brasil / Direitos Humanos na Legislação Brasileira

I, II e III.

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

Questão: 4 de 6

239362

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TRF - 2ª Região

Cargo(s): Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Fundamentos dos Direitos Humanos / Princípios, valores e escolas

Princípio da prevenção.

Princípio da ubiquidade.

Princípio do poluidor-pagador.

Princípio da responsabilidade ambiental.

Questão: 5 de 6

581334

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Pref. Campos dos Goytacazes/RJ

Cargo(s): Educador Social

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direitos Humanos

Está previsto em seus artigos XVII e XVIII o direito à propriedade, liberdade de pensamento, consciência, e de praticar religião.

Garante a todo cidadão a liberdade de escolha com relação à raça, cor, sexo, língua, opinião, origem, ou qualquer outra condição.

Enaltece a proibição à escravidão ou à servidão, bem como a proibição de tráficos de escravos e tortura em todas as suas modalidades, bem como todos os tipos de castigos cruéis, desumanos e/ou degradantes.

Não há previsão de direitos econômicos e sociais na DUDH; porém, há garantia de direitos para aqueles que operam na esfera do trabalho e das relações de produção; o direito à educação, ao trabalho, à saúde e ao de participar livremente na vida cultural da comunidade.

Prevê explicitamente os direitos de as pessoas terem acesso à justiça, de serem julgados por tribunais competentes independentes e imparciais; assegura, também, que ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado, garantindo a todo aquele que está sendo acusado de um ato delituoso o direito à presunção de sua inocência até que tenha sido comprovada a sua culpabilidade.