Questões sobre Comunicação

Questão 1
Matéria: Comunicação
LIQUIGÁS 2012 - CESGRANRIO - Profissional Júnior - Administração
Quando a fabricante de veículos Delta anuncia na televisão que, na compra de seu novo carro, está incluso um seguro completo de 12 meses, o profissional de marketing trabalha um princípio baseado em que conceito mercadológico?

Questão 2
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
Considerando que, no mercado audiovisual, o termo janela significa o período de tempo observado pelas distribuidoras no lançamento dos filmes nos diversos segmentos de mercado, julgue os itens subsecutivos.
O aumento da pirataria e a mudança no hábito do consumidor são as principais causas da queda nas receitas do mercado de entretenimento doméstico. Essa queda tem motivado a indústria audiovisual a reduzir as janelas de lançamento dos filmes.
Questão 3
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
Considerando que, no mercado audiovisual, o termo janela significa o período de tempo observado pelas distribuidoras no lançamento dos filmes nos diversos segmentos de mercado, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, a janela de lançamento dos filmes nas salas de cinema e nos formatos de entretenimento doméstico (DVD e outros) continua fixada em seis meses.
Questão 4
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
Considerando que, no mercado audiovisual, o termo janela significa o período de tempo observado pelas distribuidoras no lançamento dos filmes nos diversos segmentos de mercado, julgue os itens subsecutivos.
Inicialmente fixada em seis meses, a janela entre o lançamento de filmes nas salas de cinema e a chegada dos filmes nos formatos de entretenimento doméstico (DVD e outros) foi aos poucos reduzida, chegando a aproximadamente três meses nos Estados Unidos da América e a quatro meses nos principais mercados europeus.
Questão 5
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
Considerando que, no mercado audiovisual, o termo janela significa o período de tempo observado pelas distribuidoras no lançamento dos filmes nos diversos segmentos de mercado, julgue os itens subsecutivos.
O filme O Auto da Compadecida subverteu a ordem convencional das janelas de comercialização e foi lançado nas salas de cinema como uma versão compacta de série previamente exibida em televisão aberta. Essa estratégia confirmou a importância do ineditismo, e o filme teve bilheteria baixa, inferior a um milhão de espectadores.
Questão 6
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
1
A chamada retomada do cinema brasileiro apresenta um
 
elemento que o diferencia dos períodos anteriores. Uma
 
transformação profunda ocorreu no país, alterando a posição do
 
cinema na cadeia do audiovisual. Esse novo elemento é a
5
consolidação da televisão, mais especificamente a constituição de
 
uma rede nacional como hegemônica no mercado nacional e
 
potência audiovisual mundial. O cinema nacional, objetivando uma
 
melhor comunicação com o público, incorporou elementos da
 
estética televisiva difundidos por meio do padrão Globo de
10
produção. A influência da estética televisiva fica bastante evidente
 
no gênero de maior sucesso de bilheteria, as comédias românticas.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O êxito das comédias no cinema brasileiro não é recente. Esse gênero cinematográfico fez muito sucesso de público nas chanchadas das décadas de 20 e 30 e nas pornochanchadas dos anos 70 do século passado.
Questão 7
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
1
A chamada retomada do cinema brasileiro apresenta um
 
elemento que o diferencia dos períodos anteriores. Uma
 
transformação profunda ocorreu no país, alterando a posição do
 
cinema na cadeia do audiovisual. Esse novo elemento é a
5
consolidação da televisão, mais especificamente a constituição de
 
uma rede nacional como hegemônica no mercado nacional e
 
potência audiovisual mundial. O cinema nacional, objetivando uma
 
melhor comunicação com o público, incorporou elementos da
 
estética televisiva difundidos por meio do padrão Globo de
10
produção. A influência da estética televisiva fica bastante evidente
 
no gênero de maior sucesso de bilheteria, as comédias românticas.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A estética televisiva contribuiu para a melhor aceitação do cinema brasileiro e ampliou o desempenho deste nas bilheterias, mas gerou críticas quanto à homogeneização do cinema nacional devido à adoção da linguagem da televisão como a única capaz de conquistar o interesse do público.
Questão 8
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
1
A chamada retomada do cinema brasileiro apresenta um
 
elemento que o diferencia dos períodos anteriores. Uma
 
transformação profunda ocorreu no país, alterando a posição do
 
cinema na cadeia do audiovisual. Esse novo elemento é a
5
consolidação da televisão, mais especificamente a constituição de
 
uma rede nacional como hegemônica no mercado nacional e
 
potência audiovisual mundial. O cinema nacional, objetivando uma
 
melhor comunicação com o público, incorporou elementos da
 
estética televisiva difundidos por meio do padrão Globo de
10
produção. A influência da estética televisiva fica bastante evidente
 
no gênero de maior sucesso de bilheteria, as comédias românticas.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Enquanto alguns filmes incorporaram a estética televisiva à sua linguagem, a televisão aproximou-se do cinema brasileiro por meio de produções “híbridas”, como, por exemplo, Caramuru — A invenção do Brasil (Guel Arraes), produzido em formato digital e depois passado para película. Esse filme estreou primeiro como microssérie na televisão para depois chegar ao circuito exibidor cinematográfico.
Questão 9
Matéria: Comunicação
ANCINE 2012 - CESPE - Técnico em Regulação da Atividade cinematográfica e audiovisual
1
A chamada retomada do cinema brasileiro apresenta um
 
elemento que o diferencia dos períodos anteriores. Uma
 
transformação profunda ocorreu no país, alterando a posição do
 
cinema na cadeia do audiovisual. Esse novo elemento é a
5
consolidação da televisão, mais especificamente a constituição de
 
uma rede nacional como hegemônica no mercado nacional e
 
potência audiovisual mundial. O cinema nacional, objetivando uma
 
melhor comunicação com o público, incorporou elementos da
 
estética televisiva difundidos por meio do padrão Globo de
10
produção. A influência da estética televisiva fica bastante evidente
 
no gênero de maior sucesso de bilheteria, as comédias românticas.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
São características da estética televisiva: construção de personagens baseados em estereótipos; larga utilização de planos fechados; fotografia e interpretações naturalistas e utilização de um maior número de cortes e cenas, imprimindo rapidez e agilidade à edição.
Questão 10
Matéria: Comunicação
TJ/RJ 2012 - FCC - Analista Judiciário - Comunicação Social
Segundo Wilson da Costa Bueno (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), deve-se entender Comunicação Integrada como

Questão 11
Matéria: Comunicação
TJ/RJ 2012 - FCC - Analista Judiciário - Comunicação Social
A cerveja W enviou para os blogueiros um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre qualquer campanha da cerveja nos blogs escolhidos. O resultado disso foi que os receptores começaram a publicar em seus blogs, textos falando do “presentinho” que receberam da marca, e como consequência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
(http://www.princiweb.com.br – adaptado)

Essa ação é conhecida por

Questão 12
Matéria: Comunicação
TJ/RJ 2012 - FCC - Analista Judiciário - Comunicação Social
Considere as imagens.

I.

II.

III.

IV.
(http://historiadapublicidade.wordpress.com/2010/10/08/campanha-publicitaria/)

Os tipos de anúncios acima são, respectivamente,

Questão 13
Matéria: Comunicação
TJ/RJ 2012 - FCC - Analista Judiciário - Comunicação Social
Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com “ela tinha” ou “Romeu perdeu”. Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a

Questão 14
Matéria: Comunicação
TJ/RJ 2012 - FCC - Analista Judiciário - Comunicação Social
A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5). Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é

Questão 15
Matéria: Comunicação
SABESP 2012 - FCC - Analista de Gestão I - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de

 
×
AFO e Contabilidade Pública Administração Arquivologia Assistência Social e Saúde Pública Atualidades Comunicação Conhecimentos Bancários Direito Administrativo Direito Civil Direito Constitucional Direito Eleitoral Direito Penal Militar Direito Processual Civil Direito Processual Penal Direito Processual Penal Militar Direito Processual Tributário Direito Processual do Trabalho Direito Tributário Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso Direito do Trabalho Direito penal e processual penal - Leis extravagantes Direitos Humanos Economia Finanças Geografia História Informática Básica Inglês Legislação de Trânsito e da PRF Organização e competência Português Racioc. Lógico e Matemático Regulação Sociologia do Direito Tecnologia da Informação Ética
×
Assuntos de Questões sobre Comunicação:
Comunicação Estratégica Fundamentos da Comunicação Jornalismo Produção Audiovisual Produção Gráfica Publicidade