Questões de Concursos de Geografia

Questões sobre Educação em Geografia

Questão 1
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia
Para Maria Elena Simielli, nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser desenvolvida a alfabetização cartográfica. A ideia é educar o aluno para a visão cartográfica. Para isso, o professor poderá, dentre outras ações,

Questão 2
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia
No contexto dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da Geografia apresenta grande relevância, pois é uma área do conhecimento

Questão 3
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a prática da Geografia no ensino fundamental propõe como objeto central do ensino

Questão 4
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia
Segundo o geógrafo Antônio Carlos Castrogiovanni (2009), a capacidade de apreensão e compreensão do espaço geográfico deve ser desenvolvida na escola desde as séries iniciais. Dentre as formas de apreensão do espaço, pode-se destacar o conhecimento sobre as formas de orientação. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Questão 5
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia
Para a geógrafa Lana de Souza Cavalcanti, a Geografia escolar

Questão 6
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia
Considere que o professor tem à disposição as duas propostas de trabalho a seguir.



Sobre essas propostas, é correto afirmar que

Questão 7
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia
Considere as afirmações sobre a construção do conceito de natureza nas aulas de Geografia.

I. É importante que se estabeleça um único entendimento sobre o conceito.

II. Deve-se destacar a multiplicidade de significados de natureza para a ciência.

III. A mediação do professor é importante para mostrar a natureza como elemento fundamental do ambiente.

Está correto somente o que se afirma em

Questão 8
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
Observe os mapas para responder à questão.



Com base nos mapas apresentados, o professor de Geografia pode abordar os temas:

Questão 9
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
Observe o gráfico e a notícia para responder à questão.


Os materiais em destaque podem servir de ponto de partida para o professor de Geografia abrir a discussão sobre

Questão 10
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
Para Lana Cavalcanti, os conhecimentos prévios do aluno podem servir de base para o aprendizado mais aprofundado, por meio do qual se consegue construir o conhecimento, não somente memorizá-lo. Por exemplo: o professor pede aos alunos que elaborem um roteiro para alguém chegar à sua casa ou à escola, utilizando seus conhecimentos e linguagem cotidiana. Posteriormente, o professor de Geografia pode utilizar o material produzido para

Questão 11
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
Para Lana Cavalcanti , uma das formas de tornar o aprendizado da Geografia na escola mais interessante e dinâmico é envolver o aluno em trabalhos coletivos. Porém, reconhece, não basta somente dividir os alunos em grupos para o trabalho.

Dentre as ações que o professor deve tomar, destaca-se:

Questão 12
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
A interdisciplinaridade, tendo muitas vezes a literatura como foco, cria oportunidades objetivas de trabalho que merecem ser mais bem exploradas na educação do ensino básico. Ao analisar uma obra literária, as aulas de Geografia podem contribuir para que os alunos

Questão 13
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
Observe a imagem para responder à questão.



Trabalhando o tema transversal meio ambiente com os alunos, o professor de Geografia utilizou-se dessa imagem para discutir a relação existente entre

Questão 14
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
A Geografia, por estudar o espaço geográfico, composto de dimensões múltiplas, e considerar as relações existentes entre a sociedade e a natureza, traz conhecimentos que podem contribuir para os temas transversais, tais como

Questão 15
Matéria: Geografia
Assunto: Educação em Geografia
Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia
O professor entrega aos alunos estes textos retirados de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

... Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos (...). O gerais corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães... O sertão está em toda a parte.

... e muitas idas marchas: sertão sempre. Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera: digo. Mas saímos, saímos. Subimos. Ao quando um belo dia, a gente parava em macias terras, agradáveis. As muitas águas. Os verdes já estavam se gastando. O manuelzinho-da-crôa! Diadorim, comigo.
As garças, elas em asas. O rio desmazelado, livre rolador. E aí esbarramos parada, para demora, num campo solteiro, em varjaria descoberta, pasto de muito gado.
(http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/ artigos_teses/GEOGRAFIA/Artigos/trilhas_grande_sertao.pdf)

Trabalhar com esses textos literários permite

 
×
AFO e Contabilidade Pública Administração Arquivologia Assistência Social e Saúde Pública Atualidades Comunicação Conhecimentos Bancários Direito Administrativo Direito Civil Direito Constitucional Direito Eleitoral Direito Penal Militar Direito Processual Civil Direito Processual Penal Direito Processual Penal Militar Direito Processual Tributário Direito Processual do Trabalho Direito Tributário Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso Direito do Trabalho Direito penal e processual penal - Leis extravagantes Direitos Humanos Economia Finanças Geografia História Informática Básica Inglês Legislação de Trânsito e da PRF Organização e competência Português Racioc. Lógico e Matemático Regulação Sociologia do Direito Tecnologia da Informação Ética
×
Assuntos de Questões sobre Educação em Geografia:
Cartografia Geografia Física Geografia Humana Globalização Legislação Ambiental