Questões de Geografia - Diplomacia - Educação em Geografia - Geografia

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 431

64e60db7dd715a7301349276

copy

Banca: IBFC

Órgão: Universidade Federal da Paraíba

Cargo(s): Geógrafo

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia

“A teoria da biogeografia de ilhas oferece uma explicação sobre como os fatores naturais interagem para afetar tanto a colonização bemsucedida quanto à extinção das espécies que viverão em uma ilha” (PETERSEN et al., 2019).


A respeito da teoria de biogeografia de ilhas, assinale a alternativa incorreta:

Geralmente, a diversidade biológica das ilhas é baixa quando comparada a áreas continentais com clima e outras características ambientais semelhantes

Quanto mais longe uma ilha está da área da qual as espécies devem migrar, menor a diversidade de espécies

Quanto maior a ilha, menor a diversidade de espécies, pois as ilhas maiores oferecem menor diversidade de ambientes

A diversidade de espécies de uma ilha resulta de um equilíbrio entre as taxas de extinção e a taxa de colonização das espécies na ilha

Se a taxa de extinção em uma ilha é alta, somente algumas espécies mais resistentes conseguirão sobreviver naquele local

Questão: 2 de 431

Gabarito Preliminar

65c5055961751146b20fa533

copy

Banca: FUNDATEC

Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2024

Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia

Considerando o ensino do componente curricular Geografia a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC ), assinale a alternativa INCORRETA.

As orientações sobre o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental estão organizadas com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, levando em consideração que o espaço é o conceito mais amplo e complexo da Ciência Geográfica. Contudo, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, tais como território, lugar, região, natureza e paisagem.

Uma das grandes contribuições da Geografia é desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação, e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

O raciocínio geográfico é uma das principais ferramentas que possibilitam ao aluno desenvolver o pensamento espacial, sendo ele composto pelos seguintes princípios: analogia, conexão, diferenciação, diversidade, distribuição, desigualdade, extensão, localização e ordem.

Pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo na aprendizagem de Geografia.

O componente Geografia foi dividido em cinco unidades temáticas comuns ao longo do ensino fundamental, em uma progressão das habilidades, sendo elas: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial; e natureza, ambientes e qualidade de vida.

Questão: 3 de 431

Gabarito Preliminar

65c5055961751146b20fa535

copy

Banca: FUNDATEC

Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2024

Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia

Considerando o que preconizam Castrogiovanni e Silva (2020) em relação ao ensino da Geografia/Cartografia Escolar, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ensino não pode ser fragmentado, pois dessa maneira torna-se insuficiente na construção de habilidades necessárias à leitura do espaço geográfico.

( ) O ensino deve estimular o uso de mapas em sala de aula como imagens que ilustram os fenômenos que acontecem no espaço geográfico, sem se preocupar em formar leitores, construtores e criadores de diferentes cartografias no ambiente escolar.

( ) Para que os alunos aprendam, é necessário despertar neles o interesse pela Geografia, o que não é fácil, em função das atrações que existem fora da escola, como as redes sociais, por exemplo.
Porém, se conseguimos despertar esse interesse pela Geografia e mostrar como ela pode auxiliar na compreensão das redes sociais, a Geografia pode ter um novo sentido para os alunos. Quando motivação é despertada, com ela vem a concentração. Uma das formas de despertar o interesse e motivar a concentração dos alunos é por meio do trabalho com a Cartografia Escolar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

V – F – F.

V – V – V.

V – F – V.

F – V – F.

F – F – V.

Questão: 4 de 431

6602e80a4a44f4739c012d49

copy

Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado de Goiás

Cargo(s): Analista Ambiental - Geografia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia


“[...] é um dos principais nomes da Geografia Clássica. Autor de obras como Anthropogeographie e Politische Geographie, elaborou um amplo corpo teórico e metodológico, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da ciência geográfica. Temas como as relações entre o homem e meio, o Estado, a sociedade e o território, além da formulação do princípio da extensão e do conceito de espaço vital e a proposição da abordagem hologeica são alguns dos seus principais contributos [...]” (FARIA; COSTA, 2021).

Assinale a alternativa correspondente ao geógrafo citado no texto, de forma correta.

Vidal de La Blache

Milton Santos

Jurandyr Ross

Friedrich Ratzel

Carl Ritter

Questão: 5 de 431

6602e80b4a44f4739c012d52

copy

Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado de Goiás

Cargo(s): Analista Ambiental - Geografia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia


Termo usado frequentemente, utilizado em vez da expressão configuração territorial. É o conjunto de elementos naturais e artificiais que fisicamente caracterizam uma área. A rigor, é apenas a porção da configuração territorial que é possível abarcar com a visão (adaptado de SANTOS, 2006).

Assinale a alternativa correspondente à categoria da Geografia descrita no texto, de forma correta.

Nação

Paisagem

Território

Espaço virtual

País