Questões de Direito Civil - Aquisição da propriedade imóvel - Defensoria Pública do Estado do Maranhão
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
108117
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: DPE/MA
Cargo(s): Defensor Público
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das coisas / Propriedade / Aquisição da propriedade imóvel
Com relação à usucapião especial rural, assinale a opção correta.
Deve-se adotar, na ação de usucapião especial, o procedimento comum ordinário, sendo o MP obrigado a intervir em todos os atos.
A usucapião especial pode ser invocada como matéria de defesa, mas, nesse caso, a sentença não vale como título para a transcrição no registro de imóveis.
À luz da CF, para que alguém adquira um bem em razão da usucapião constitucional rural, a área de terra em zona rural não pode ser superior a cinquenta hectares.
Para a aquisição de imóveis rurais pela usucapião, é necessário apresentar o justo título, documento hábil que garanta e comprove o direito.
Segundo a legislação em vigor, as terras habitadas por silvícolas também podem ser objeto de usucapião especial.
Questão: 2 de 2
98909
Banca: FCC
Órgão: DPE/MA
Cargo(s): Defensor Público
Ano: 2009
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das coisas / Propriedade / Aquisição da propriedade imóvel
À luz do Código Civil brasileiro,
o direito de propriedade será exercido de forma plena, absoluta e exclusiva por todo aquele que detiver o título, sendo inconstitucional qualquer restrição imposta, excetuando-se as que seu titular aceitar de forma voluntária.
segundo Jhering, a posse, por se tratar da exteriorização do direito de propriedade, gera presunção juris et de jure de domínio.
enquanto a propriedade de bem imóvel é adquirida no momento da averbação em Cartório de Registro de Imóveis do título aquisitivo, tratando-se de ato inter vivos, ou do formal de partilha, no caso de sucessão mortis causa, a do bem móvel ocorre pela simples tradição em qualquer caso.
a propriedade de bem imóvel transmite-se ao herdeiro do de cujus, pelo registro do formal de partilha no Cartório de Registro de Imóveis.
a propriedade de bem imóvel transmite-se ao herdeiro do de cujus independentemente de registro do formal de partilha no Cartório de Registro de Imóveis.