Questões de Direito Administrativo - Tipos de responsabilidade - Delegado de Polícia Civil
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 4
418989
Banca: FGV
Órgão: PC/RN
Cargo(s): Delegado de Polícia Civil | Substituto
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Responsabilidade civil do Estado / Tipos de responsabilidade
não deve ser reconhecida, já que ausente o nexo causal entre a omissão e o dano, embora a responsabilidade, nesses casos, seja objetiva, com base no risco administrativo;
deve ser reconhecida com base na teoria da responsabilidade objetiva, de contornos absolutos, que não admite as excludentes do caso fortuito e da força maior;
deve ser reconhecida com base na teoria da falta administrativa, tendo em vista a flagrante omissão detectada e o seu nexo causal com o dano perpetrado;
não deve ser reconhecida, já que o Estado não pode ser responsabilizado pelo dano causado por João, já que com ele não mantinha vínculo funcional;
deve ser reconhecida com base na teoria do risco integral, cujos elementos constitutivos estão plenamente caracterizados.
Questão: 2 de 4
508698
Banca: Fundação Aroeira
Órgão: PC/TO
Cargo(s): Delegado de Polícia Civil | SSP-TO/2014
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Responsabilidade civil do Estado / Tipos de responsabilidade
subsidiária do Estado.
subjetiva do Estado.
exclusiva do Delegado.
objetiva do Estado.
Questão: 3 de 4
495433
Banca: FUNDATEC
Órgão: PC/RS
Cargo(s): Delegado de Polícia Civil
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Responsabilidade civil do Estado / Tipos de responsabilidade
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Questão: 4 de 4
1833347
Banca: Inst. AOCP
Órgão: PC/PA
Cargo(s): Delegado de Polícia Civil
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Responsabilidade civil do Estado / Tipos de responsabilidade
Em eventual ação contra o Estado, o particular deverá provar a imprudência do delegado para que seja ressarcido dos danos experimentados.
Como agiu imprudentemente, o delegado responderá diretamente ao particular pelos prejuízos causados, excluindo a responsabilidade civil do Estado.
A prescrição para as ações de reparação civil contra o Estado ocorre em três anos.
O Estado responde civilmente em razão da conduta culposa de seu agente, aplicandose ao caso a teoria do risco administrativo.
Como se trata de conduta comissiva de agente público, qualificada pelo elemento culpa, aplica-se ao caso a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado.