Questões de Direito Administrativo - Regimes jurídicos estaduais - Regime Jurídico dos Servidores de SP

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 21

636b9b033ff6525b1a0ed88a

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Polícia Civil do Estado de São Paulo

Cargo(s): Delegado de Polícia

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Regimes jurídicos estaduais > Regime Jurídico dos Servidores de SP

De acordo com a Lei nº 10.621/68 (Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo), assinale a alternativa correta.

O servidor preso em flagrante, preventiva ou temporariamente, ou pronunciado será considerado afastado do exercício do cargo, sem prejuízo da remuneração, até a condenação ou absolvição transitada em julgado.

As reposições devidas pelo funcionário e as indenizações por prejuízos que causar à Fazenda Pública Estadual serão descontadas em parcelas mensais não excedentes a 25% do vencimento ou da remuneração.

Considera-se como de efetivo exercício, para todos os efeitos legais, os dias em que o funcionário estiver afastado do serviço em virtude de faltas abonadas, observados os limites previstos em lei.

A posse deverá verificar-se no prazo de 30 (trinta ) dias, contados da data da publicação do ato de provimento do cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a requerimento do interessado.

A reintegração é o reingresso no serviço público, decorrente da decisão judicial passada em julgado, com ressarcimento de prejuízos resultantes do afastamento, inclusive com o pagamento das verbas de natureza indenizatória.

Questão: 2 de 21

6419d17efadf9a13c438fe91

copy

Banca: Avança/SP

Órgão: Câmara Municipal de Embu - Guaçu/SP

Cargo(s): Controlador Interno

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Regimes jurídicos estaduais > Regime Jurídico dos Servidores de SP


Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei Municipal nº 584/1987, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos do Município de Embu-Guaçu/SP:

Os cargos públicos existentes no Município de Embu-Guaçu são acessíveis aos brasileiros maiores de 16 anos e aos estrangeiros naturalizados.

Uma das formas de provimento de cargos públicos existentes no Município é o enquadramento, através da qual pessoa com notório saber pode ser nomeada para cargo efetivo vago por livre nomeação do Chefe do Executivo.

O estágio probatório é o período no qual o servidor efetivo ainda não goza de estabilidade, pois está sob avaliação. No Município de Embu-Guaçu este prazo é de três anos a partir da posse.

Enquanto o vencimento é a retribuição pecuniária básica paga mensalmente ao funcionário público pelo exercício do cargo, a remuneração é composta do vencimento acrescido das vantagens pecuniárias a que o funcionário tenha direito.

Reversão é o reingresso no serviço público municipal de funcionário demitido, com ressarcimento dos prejuízos, em virtude de decisão judicial transitada em julgado.

Questão: 3 de 21

6434375fd77770261e04166f

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Cargo(s): Procurador Legislativo

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios > Regimes jurídicos estaduais > Regime Jurídico dos Servidores de SP

Considere que, por necessidade do serviço, um agente público prestou serviço de forma extraordinária pelo período de uma semana. Com base no Estatuto dos Servidores do Estado de São Paulo, é correto afirmar que

a gratificação pela prestação de serviço extraordinário será paga em valor fixo e por dia de trabalho prorrogado.

o período de trabalho também poderia ser prorrogado por decisão do servidor público, sempre que a medida atender de forma indireta o interesse público.

o servidor fará jus ao recebimento de gratificação por serviço extraordinário, pois o Estatuto não prevê a possibilidade de instituição do sistema de compensação de horas.

caso tenha sido instituído sistema de compensação de horas, não será necessário o pagamento de horas extraordinárias.

a prestação de serviço extraordinário deverá contar com a concordância do servidor e não poderá exceder 4 (quatro) horas diárias de trabalho.

Questão: 4 de 21

647f395c6cac674e5b6f7384

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Tribunal de Justiça de São Paulo

Cargo(s): Psicólogo Judiciário

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Regimes jurídicos estaduais > Regime Jurídico dos Servidores de SP

Aline, ocupante do cargo efetivo de Psicóloga Judiciária, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pelos termos da Lei Estadual n° 10.261/68, tem assegurado o direito de

requerer ou representar, bem como pedir reconsideração e recorrer de decisões, no prazo de 30 (trinta ) dias, salvo previsão legal específica.

recorrer das decisões emanadas pela autoridade imediatamente superior, no prazo de 20 (vinte ) dias, salvo previsão legal em contrário.

pedir reconsideração da decisão proveniente do seu chefe imediato, que indeferiu a sua representação escrita, no prazo improrrogável de 10 (dez) dias.

pedir reconsideração, no prazo de 15 (quinze ) dias, bem como recorrer de decisões, no prazo de 20 (vinte ) dias, salvo previsão legal específica.

requerer à autoridade superior, informações legais referentes ao cargo que ocupa, no prazo máximo de 03 (três) dias.

Questão: 5 de 21

647f395c6cac674e5b6f7385

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Tribunal de Justiça de São Paulo

Cargo(s): Psicólogo Judiciário

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Regimes jurídicos estaduais > Regime Jurídico dos Servidores de SP

A Lei Estadual n° 10.261/68 disciplina as penalidades a serem aplicadas aos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, quando do cometimento de faltas disciplinares, considerando-se a natureza e a gravidade da infração, bem como os danos que delas provierem para o serviço público.

Assinale a alternativa que, corretamente, aponta uma falta disciplinar punível com a pena de demissão.

Praticar ato definido em lei como improbidade.

Praticar insubordinação grave.

Inassiduidade.

Exercer advocacia administrativa.

Lesar o patrimônio ou os cofres públicos.