Questões de Direito Civil - Agência e distribuição
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 4
544932a3b49c9180fd000120
Banca: VUNESP
Órgão: Tribunal de Justiça do Pará
Cargo(s): Juiz de Direito
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações > Espécies de contrato > Agência e distribuição
no contrato de agência, o agente terá direito a ser remunerado pelos serviços úteis prestados ao proponente, ainda que dispensado por justa causa, sem embargo do direito do proponente de pleitear perdas e danos pelos prejuízos sofridos.
as operações de arrendamento mercantil subordinam-se ao controle e fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, segundo normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
os contratos de arrendamento mercantil conterão disposições sobre o prazo do contrato; o valor de cada contraprestação por períodos determinados, superiores a um semestre; opção de compra ou renovação de contrato, como faculdade do arrendador; preço para opção de compra ou critério para sua fixação.
se do contrato de comissão constar a cláusula del credere, responderá o comitente solidariamente com as pessoas com que houver tratado em nome do comissário.
a circular oferta de franquia é um documento facultativo, que poderá ser solicitado pelo franqueado ao franqueador ou à empresa ou pessoa ligada a este.
Questão: 2 de 4
60a2e39b0905e95e5696a6ef
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Tribunal de Contas do Distrito Federal
Cargo(s): Procurador
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações > Espécies de contrato > Agência e distribuição
contratos regulados no Código Civil, julgue o item
subsequente.
Questão: 3 de 4
Gabarito Preliminar
67768db852a3e06d3e0798f9
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Santa Catarina
Cargo(s): Auxiliar de Contabilidade
Ano: 2024
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações > Espécies de contrato > Agência e distribuição
A remuneração será devida ao agente também nos casos em que o negócio não for realizado por motivo imputável ao proponente.
A dispensa por justa causa ensejará o rompimento do vínculo negocial entre o agente e o proponente, devendo este reter os valores devidos pelos serviços úteis que lhe foram prestados, a título de abatimento de eventuais indenizações por danos sofridos.
As despesas com a agência ou com a distribuição correm a cargo do distribuidor, independentemente de previsão contratual.
Independentemente de ajuste prévio, o proponente pode designar, simultaneamente, mais de um agente com a mesma incumbência para atuar na mesma zona.
Em caso de morte do agente, a remuneração correspondente aos serviços realizados deverá ser creditada em benefício do Conselho Regional da jurisdição na qual esteja registrado.
Questão: 4 de 4
Gabarito Preliminar
67a6386f1e1218d5df0570be
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará
Cargo(s): Fiscal
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações > Espécies de contrato > Agência e distribuição
O agente é a parte contratante que confere poderes ao proponente para que este o represente na conclusão dos contratos.
As despesas com distribuição são, obrigatoriamente, de responsabilidade do proponente e não podem ser repassadas ao distribuidor, pois devem ser arcadas por quem contrata o serviço.
O agente terá direito à remuneração, exceto quando o negócio não for concluído por sua própria responsabilidade.
É vedada a celebração de contratos de prazo indeterminado entre o proponente e o agente, sendo tais contratos considerados nulos de pleno direito.
Em caso de divergência sobre as normas contratuais entre o proponente e o agente, caberá ao Conselho Regional dos Representantes Comerciais determinar, com razoabilidade, o prazo e o valor devidos.