Questões de Direito Civil - Inventário e partilha

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 6

380943

copy

Banca: VUNESP

Órgão: TJ/RS

Cargo(s): Juiz de Direito Substituto

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das sucessões / Inventário e partilha

Os pais de Maria têm direito a 75% do valor da herança e os pais de José ao restante.

Os pais de José têm direito a 75% do valor da herança e os pais de Maria ao restante.

A herança deve ser atribuída totalmente aos pais de José, nada cabendo aos pais de Maria.

A herança deve ser atribuída totalmente aos pais de Maria, nada cabendo aos pais de José.

Os pais de José e os pais de Maria têm direito, cada um deles, à metade da herança.

Questão: 2 de 6

241785

copy

Banca: FGV

Órgão: AL/RJ

Cargo(s): Procurador Legislativo

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das sucessões / Inventário e partilha

a partir da renúncia de Túlio, a administração do patrimônio passa a um curador que representa os interesses do Estado, inviabilizando, portanto, a posse ad usucapionem, de modo que o Estado, tornando-se proprietário do bem, poderá ser imitido na posse;

o Estado não poderá obter a posse do bem, pois, embora a posse exercida por Caio não seja, efetivamente, ad usucapionem, a função social da posse permite reconhecer a Caio e sua família o direito de permanecer no imóvel enquanto este lhes sirva de residência e fonte de subsistência;

o bem foi adquirido por Caio, tendo em vista que o bem integrante de herança jacente só é devolvido ao Estado com a sentença de declaração da vacância, sujeitando-se, até aquele momento, à aquisição por usucapião;

jamais exerceu-se posse sobre o bem após o falecimento de Semprônio, considerando que, sendo o bem público na hipótese de falecimento sem herdeiros legitimários, Caio exerceu mera detenção, podendo o Estado, com a declaração de vacância, imitir-se na posse;

não obstante a posse exercida por Caio seja, efetivamente, ad usucapionem, já que a propriedade do bem arrecadado somente é deferida ao ente público com a declaração judicial de vacância, o Estado poderá ser imitido na posse, tendo em vista a situação excepcional de demora no inventário, atendendo-se, dessa forma, ao princípio de prevalência do interesse público.

Questão: 3 de 6

188290

copy

Banca: FCC

Órgão: TJ/AP

Cargo(s): Juiz de Direito Substituto

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das sucessões / Inventário e partilha

não precisarão ser incluídos no inventário e partilha dos bens de Josefina, bastando que seja cancelado o usufruto perante o Registro Imobiliário; o imóvel doado a Pedro pertencerá a Roberto; o doado a Joaquim, pertencerá a Roberto e Romilda; e o doado a João, pertencerá a Antonieta.

precisarão ser incluídos no inventário e partilha de Josefina e o imóvel doado a Pedro pertencerá a Antonieta e Roberto; o doado a Joaquim pertencerá a Roberto, Romilda e Epaminondas; o doado a João será dividido entre Antonieta e Romilda.

não precisarão ser incluídos no inventário e partilha dos bens de Josefina, bastando que seja cancelado o usufruto perante o Registro Imobiliário, o imóvel doado a Pedro pertencerá a Roberto; o doado a Joaquim pertencerá a Epaminondas; e o doado a João será dividido entre Antonieta e Romilda.

precisarão ser incluídos no inventário e partilha dos bens de Josefina; o imóvel doado a Pedro pertencerá a Antonia e Roberto; o doado a Joaquim pertencerá a Roberto, Romilda e Epaminondas; e o doado a João pertencerá a Romilda.

precisarão ser incluídos no inventário e partilha dos bens de Josefina e pertencerão todos a Roberto e Romilda.

Questão: 4 de 6

502562

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: MPE/SC

Cargo(s): Promotor de Justiça Substituto | MANHÃ E TARDE

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das sucessões / Inventário e partilha

João, nascido em Brasília – DF, viveu toda a sua vida em Penha – SC e morreu em Florianópolis – SC. Quando ele morreu, Ana, sua esposa, estava grávida.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Código Civil sobre o direito das sucessões, julgue o item subsequente.
Enquanto não for concluída a partilha dos bens de João, o direito dos seus co-herdeiros, quanto à propriedade e à posse da herança, será regulado pelas normas relativas ao condomínio.

Questão: 5 de 6

501451

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: PGE/ES

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das sucessões / Inventário e partilha

atualização monetária, apenas.

atualização monetária e juros de mora, apenas.

atualização monetária, juros de mora e juros remuneratórios.

juros de mora e juros remuneratórios, apenas.

atualização monetária e juros remuneratórios, apenas