Questões de Direito Constitucional - Controle de constitucionalidade
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 83
420611
Banca: FGV
Órgão: Câmara de Recife/PE
Cargo(s): Assessor Jurídico
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Controle de constitucionalidade
a lei estadual estava em desacordo com a Constituição da República à época em que foi editada, não podendo ser acolhida a tese da constitucionalidade superveniente;
a legislação anterior à Emenda Constitucional nº 41/2003, desde que harmônica com ela, foi recepcionada, de modo que a lei estadual deve ser considerada constitucional;
a constitucionalidade de uma lei deve ser aferida no momento do julgamento cautelar ou de mérito da ação direta de constitucionalidade e, nesse momento, a lei estadual era constitucional;
somente os vícios de natureza formal devem ser analisados sob a ótica da Constituição vigente à época da promulgação da lei estadual, não os vícios materiais, como é o caso;
a lei estadual somente seria considerada inconstitucional no período compreendido entre a sua edição e a promulgação da Emenda Constitucional nº 41/2003, exigindo a modulação dos efeitos da decisão de mérito.
Questão: 2 de 83
418704
Banca: FUNDEP
Órgão: MPE/MG
Cargo(s): Promotor de Justiça Substituto
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Controle de constitucionalidade
O Governador de Estado possui legitimidade para propor ação direta contra lei estadual interna, não podendo questionar a constitucionalidade de normas emanadas de outras unidades da federação.
Tratados e convenções internacionais que versem, exclusivamente, sobre direitos humanos constituem-se em parâmetro de controle de constitucionalidade, ainda que pendentes de ratificação pelo Congresso Nacional.
Por meio de arguição de descumprimento de preceito fundamental, o Supremo Tribunal Federal pode realizar o controle abstrato de uma lei municipal em face da Constituição Federal.
No entendimento do Supremo Tribunal Federal, as resoluções editadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público, enquanto atos administrativos normativos, não podem ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade.
Questão: 3 de 83
410162
Banca: NUCEPE
Órgão: PC/PI
Cargo(s): Delegado de Polícia
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Controle de constitucionalidade
A propositura de ação direta de inconstitucionalidade de lei inibe, mesmo que ainda não tenha sido proferida decisão, a realização de controle difuso.
No Direito brasileiro, o controle de constitucionalidade somente pode ser realizado pelo Poder Judiciário.
A arguição de descumprimento de preceito fundamental pode ser proposta diretamente por qualquer pessoa lesada ou ameaçada de lesão por ato do Poder Público.
Diferentemente do que ocorre em relação à Ação Declaratória de Constitucionalidade, não cabe medida cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.
Diferentemente do que ocorre em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade, o objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade é somente lei ou ato normativo federal.
Questão: 4 de 83
409347
Banca: CONSULPAM
Órgão: Pref. Viana/ES
Cargo(s): Contador
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Controle de constitucionalidade
I, II e III.
I e II.
II e III.
I e III.
Questão: 5 de 83
374245
Banca: FUMARC
Órgão: Câmara de Pará de Minas/MG
Cargo(s): Analista de compras
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Controle de constitucionalidade
não pode ser arguida em face da Constituição da República, ainda que no julgamento de casos concretos.
não se sujeita a controle preventivo durante o processo legislativo.
pode ser arguida por qualquer das partes no julgamento de casos concretos, perante qualquer juiz ou tribunal.
sua declaração, como regra, não gera efeito sobre os atos administrativos proferidos segundo suas previsões.