Questões de Direito Constitucional - Organização do Estado
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 12
62b4b054d8287835ba4bfce5
Banca: FGV
Órgão: Polícia Civil do Estado do Amazonas
Cargo(s): Investigador de Polícia
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado
inconstitucional, pois a Constituição Estadual não projeta a sua força normativa sobre os Municípios, apenas sobre o Estado.
constitucional, pois a Constituição Estadual deve dispor sobre todas as matérias afetas aos Municípios situados em seu território.
constitucional, pois a Constituição Estadual, enquanto cópia exata da Constituição da República, é vinculante para os Municípios.
constitucional, pois a Constituição Estadual deve disciplinar a promoção das políticas públicas municipais, de modo a assegurar maiores níveis de eficiência.
inconstitucional, pois a Constituição Estadual não pode reduzir a autonomia política dos Municípios para além dos balizamentos estabelecidos pela Constituição da República.
Questão: 2 de 12
62bdf379b132ba0c4b566065
Banca: FGV
Órgão: Polícia Civil do Estado do Amazonas
Cargo(s): Escrivão de Polícia
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado
compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a matéria, inclusive com a adoção de medidas de caráter preventivo.
compete privativamente à União legislar sobre a matéria, sendo possível que a lei preveja tanto medidas de caráter preventivo, como medidas de natureza repressiva.
compete privativamente à União legislar sobre a matéria, sendo que a medida alvitrada, de caráter preventivo, afrontaria a isonomia, já que as demais pessoas não teriam proteção semelhante.
compete privativamente aos Municípios legislar sobre a matéria, isso por se tratar de matéria de interesse predominantemente local, podendo adotar medidas de caráter preventivo e repressivo.
as pessoas com deficiência podem receber tratamento diferenciado apenas nas hipóteses expressamente autorizadas pela Constituição, o que é insuscetível de ampliação pela legislação infraconstitucional.
Questão: 3 de 12
642ab5c0528843413d1b698a
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Espírito do Santo
Cargo(s): Procurador do Estado
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado
É constitucional lei estadual que proíba a apreensão e remoção de veículos por falta de pagamento de tributos.
É constitucional norma federal que conceda anistia a policiais e bombeiros militares estaduais por infrações disciplinares decorrentes da participação em movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho.
É constitucional lei municipal que obrigue a substituição de sacos e sacolas de plástico por sacos e sacolas biodegradáveis.
É inconstitucional norma estadual que, a pretexto de proteger a saúde pública, obrigue as prestadoras de serviços de telefonia celular e de Internet a inserirem, nas faturas de consumo, mensagem incentivadora à doação de sangue.
É constitucional lei estadual que regule a atividade de despachante perante os órgãos da administração pública estadual, estabelecendo requisitos para o exercício dessa profissão.
Questão: 4 de 12
64c28d20d008e907aa64f9e9
Banca: IBADE
Órgão: Prefeitura Municipal de Colíder/MT
Cargo(s): Fiscal de Obras e Postura
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado
A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública.
Compete aos Municípios legislar sobre organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões.
Compete aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre seguridade social.
A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle interno, apenas.
Compete privativamente aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Questão: 5 de 12
64eccedec6493347b9045194
Banca: FUMARC
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista Legislativo - Consultor do Processo Legislativo
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado
Direito de participação política da sociedade civil nas deliberações públicas, ainda que no âmbito de órgãos estatais.
Dissociação entre deliberações políticas e normas constitucionais, sendo estas integralmente sujeitas àquelas.
Possibilidade de mecanismos de participação direta, mas vedada sua exigência em face de pessoas e órgãos de Estado que as obstem.
Satisfação da representatividade pelos meios clássicos de representação política.