Questões de Direito do Trabalho - Extinção do contrato de trabalho

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 12

401809

copy

Banca: IDECAN

Órgão: CRF/SP

Cargo(s): Procurador

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Extinção do contrato de trabalho

A rescisão é válida e a justa causa fundar-se-á na desídia de Pedro, nos termos do Artigo 482, da CLT.

A rescisão é ilegal, devendo o empregador manter o contrato com Pedro e, ainda, manter sua remuneração pelos primeiros trinta dias.

O afastamento de Pedro em virtude das exigências do encargo público não constitui motivo para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.

A rescisão somente será admitida caso o contrato de Pedro seja por prazo determinado, sendo abatido deste, o período de afastamento em decorrência do encargo público.

Questão: 2 de 12

369757

copy

Banca: UFG

Órgão: Pref. Jataí/GO

Cargo(s): Procurador Jurídico

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Extinção do contrato de trabalho

ao Ministério Público do Trabalho compete, depois de deflagrada a operação, propor ação penal que poderá resultar em sentença que, além dos efeitos criminais, fixe valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.

os trabalhadores terão direito a indenização por dano moral individual e coletivo, por se tratar de crime contra a liberdade pessoal, mesmo que não se possa reconhecer o vínculo de emprego e seus efeitos.

aos trabalhadores é reconhecido o direito a verbas rescisórias e à percepção de três parcelas de segurodesemprego no valor de um salário mínimo cada.

o município é, objetiva e solidariamente, responsável pelo pagamento dos danos morais individuais e coletivos devidos aos trabalhadores, a serem declarados em ação civil pública.

Questão: 3 de 12

Desatualizada

303446

copy

Banca: Instituto QUADRIX

Órgão: CRQ/PI - 18ª Região

Cargo(s): Auxiliar Administrativo

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Extinção do contrato de trabalho

até o quinto dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

até o quinto dia, contado do dia posterior à notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, independentemente do cumprimento ou não do aviso prévio.

até o quinto dia útil, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Questão Desatualizada

Questão: 4 de 12

302969

copy

Banca: Instituto QUADRIX

Órgão: CREMAM

Cargo(s): Assistente Administrativo

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Extinção do contrato de trabalho

Outros exames complementares poderão ser exigidos, a critério médico, para apuração da capacidade ou aptidão física e mental do empregado para a função que deva exercer.

O Ministério do Trabalho estabelecerá, de acordo com o risco da atividade, o tempo de exposição, a média dos últimos seis meses de trabalho e as normas de saúde pública em vigor ou expedidas pelo Ministério da Saúde, a periodicidade dos exames médicos.

O empregador manterá, no estabelecimento, o material necessário à prestação de primeiros socorros médicos, de acordo com o risco da atividade.

O resultado dos exames médicos, inclusive do exame complementar, será comunicado ao trabalhador, observados os preceitos da ética médica.

Serão exigidos exames toxicológicos, previamente à admissão e por ocasião do desligamento, quando se tratar de motorista profissional, assegurados o direito à contraprova em caso de resultado positivo e a confidencialidade dos resultados dos respectivos exames.

Questão: 5 de 12

293444

copy

Banca: IBFC

Órgão: EMDEC

Cargo(s): Analista de Recursos Humanos Jr - Folha de Pagamento

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Extinção do contrato de trabalho

faltar sem justificativa / demitido por justa causa / o inquérito

embriaguez eventual / demitido por justa causa / a perícia judicial

falta grave / suspenso de suas funções / o inquérito

conluio / afastado de suas funções / sentença transitada em julgado