Questões de Direito do Trabalho - Jornada de trabalho
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 17
349562
Banca: FADESP
Órgão: COSANPA
Cargo(s): Advogado
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Jornada de trabalho
a limitação constitucional de quarenta e quatro horas semanais pode ser superada mediante acordo coletivo homologado pela Justiça do Trabalho.
as jornadas de trabalho diferenciadas envolvem certas categorias de trabalhadores, incluindo-se o empregado rural.
com base no princípio da dignidade da pessoa humana e da igualdade, a jornada de trabalho dos bancários, de seis horas diárias e trinta horas semanais, tem sido estendida a outras categorias profissionais.
a jornada de trabalho em turnos ininterruptos de revezamento é limitada a seis horas diárias, salvo negociação coletiva.
Questão: 2 de 17
347834
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: FHGV
Cargo(s): Técnico em Informática
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Jornada de trabalho
estar identificado na entrada do local de trabalho, com crachá ou registro de identidade.
permitir, sempre que solicitado e independentemente de prévia justificativa, o exame de pacotes, mochilas e bolsas.
comunicar à chefia a impossibilidade de comparecer ao trabalho imediatamente após o fato, justificando o não comparecimento em até 72 horas, sob pena de desconto salarial.
realizar os registros de sua jornada de trabalho em, no máximo, quinze minutos antes de seu início e quinze minutos após seu final.
responder pelos prejuízos que causar ao patrimônio da instituição, independentemente de dolo ou culpa, ou quando o dano for causado por terceiro com quem se relacione ou contra prestador de serviço.
Questão: 3 de 17
346855
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: CRF/PR
Cargo(s): Analista de RH
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Jornada de trabalho
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 10% sobre o salário‐hora normal.
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 20% sobre o salário‐hora normal.
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 30% sobre o salário‐hora normal.
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 40% sobre o salário‐hora normal.
As horas suplementares à duração do trabalho semanal normal serão pagas com o acréscimo de 50% sobre o salário‐hora normal.
Questão: 4 de 17
Desatualizada
302509
Banca: FCC
Órgão: CREME/SP
Cargo(s): Analista de Gestão de Pessoas - Área de Recursos Humanos
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Jornada de trabalho
I, III e V.
I e IV.
II e V.
I, IV e V.
II, III e IV.
Questão Desatualizada
Questão: 5 de 17
299643
Banca: AOCP
Órgão: Pref. Pinhais/PR
Cargo(s): Procurador
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Direito do Trabalho > Jornada de trabalho
A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá 8 (oito) horas diárias, ainda que fixado expressamente outro limite.
Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de dez minutos, observado o limite máximo de vinte minutos diários.
Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais.
Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
Os empregados sob o regime de tempo parcial poderão prestar horas extras.