Questões de Direito Empresarial - Conceito de Sociedades

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 22

386338

copy

Banca: VUNESP

Órgão: SED/SP

Cargo(s): Analista da Tecnologia - Obras

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Direito Empresarial > Direito Societário / Conceito de Sociedades

articulações orgânicas de formação natural.

participação em atividades sem uma autoridade política.

atividades econômicas originadas por essas partilhas.

preocupações mútuas direcionadas a um objetivo comum.

consequentes ações que coíbem a integração de outros indivíduos.

Questão: 2 de 22

275619

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Guarulhos/SP

Cargo(s): Inspetor Fiscal de Rendas

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Empresarial > Direito Societário / Conceito de Sociedades

O acordo entre tais pessoas constitui contrato de sociedade, sendo que os sócios deverão escolher um tipo societário dentre aqueles previstos no Código Civil ou legislação esparsa. Independentemente do tipo societário escolhido, referida sociedade poderá optar por qualificar-se como sociedade empresária, sujeita à inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, ou sociedade simples, sujeita à inscrição no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

A sociedade que tenha por objeto o exercício de atividade própria de empresário rural deve obrigatoriamente inscrever-se no Registro Público de Empresas Mercantis da sua sede.

O acordo entre tais pessoas constitui contrato de sociedade, sendo que os sócios deverão escolher um tipo societário dentre aqueles previstos no Código Civil ou legislação esparsa. Caso optem por uma cooperativa, a sociedade será simples (não empresária), regendo-se pela legislação que lhe é própria e, no seu silêncio, pelas disposições do Código Civil referentes à sociedade simples.

Enquanto não inscritos os atos constitutivos, reger-se-á a sociedade, exceto por ações em organização, pelas normas da sociedade simples.

Se a atividade rural, objeto da sociedade, configurar exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, a sociedade será necessariamente qualificada como sociedade empresária sujeita a registro.

Questão: 3 de 22

244209

copy

Banca: FCC

Órgão: TJ/SC

Cargo(s): Juiz Substituto

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Direito Empresarial > Direito Societário / Conceito de Sociedades

não operacionais, cujo patrimônio é constituído de participações em outras sociedades, podendo ter por objeto o exercício nestas do poder de controle ou participação relevante.

coligadas de fato, sendo modalidade de concentração empresarial.

nas quais a investidora tem influência significativa, qualquer que seja seu objeto ou finalidade.

coligadas de cujo capital outras sociedades participam com 10% (dez por cento) ou mais.

financeiras de investimento, sem objetivo de controle ou participação por coligação.

Questão: 4 de 22

1513339

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: BASA

Cargo(s): Técnico Científico - Direito

Ano: 2012

Matéria/Assunto: Direito Empresarial > Direito Societário / Conceito de Sociedades

Com base no direito empresarial, julgue os itens subsequentes.
O penhor da ação impede que seu proprietário exerça os seus direitos como sócio.

Questão: 5 de 22

213695

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: PF

Cargo(s): Delegado de Polícia

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Direito Empresarial > Direito Societário / Conceito de Sociedades

Julgue os itens seguintes, relativos ao direito empresarial.
Uma sociedade estrangeira não pode funcionar no Brasil sem autorização do governo do estado onde será instalada e sem certidão de nada consta emitida pela Polícia Federal, por meio de sua superintendência local.