Questões de Direito Processual Penal - Jurisdição e competência

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 160

284857

copy

Banca: FCC

Órgão: TRF - 3ª Região

Cargo(s): Técnico Judiciário - Área Administrativa

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Processual Penal > Jurisdição e competência

aos juízes federais processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.

aos juízes federais processar e julgar os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competência da Justiça Militar.

aos Tribunais Regionais Federais julgar originariamente os membros do Ministério Público da União nos crimes comuns, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso ordinário, decisões concessivas de habeas corpus decididos em última ou única instância pelos Tribunais Regionais Federais.

aos T ribunais Regionais Federais processar e julgar as revisões criminais de julgados dos juízes federais da região.

Questão: 2 de 160

262864

copy

Banca: FGV

Órgão: TJ/SC

Cargo(s): Técnico Judiciário Auxiliar

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direito Processual Penal > Jurisdição e competência

somente I e II;

somente I e III;

somente II;

somente II e III;

I, II e III.

Questão: 3 de 160

263016

copy

Banca: FGV

Órgão: TJ/SC

Cargo(s): Analista Judiciário

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direito Processual Penal > Jurisdição e competência

não era competente para processar ambas as ações penais, pois deveria a denúncia em desfavor de Ana ser oferecida perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e a denúncia em desfavor de Tício, perante o Tribunal de Justiça do Paraná;

era competente para processamento da ação penal em desfavor de Ana, mas não em desfavor de Tício, que deveria ter sido denunciado perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina;

era competente para processamento da ação penal em desfavor de Ana, mas não em desfavor de Tício, que deveria ter sido denunciado perante o Tribunal de Justiça do Paraná;

não era competente para processar ambas as ações penais, pois deveriam as denúncias ser oferecidas perante o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina;

era competente para processar as duas ações penais propostas em desfavor de Ana e Tício.

Questão: 4 de 160

258374

copy

Banca: FGV

Órgão: TJ/AL

Cargo(s): Analista Judiciário - Área Judiciária

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direito Processual Penal > Jurisdição e competência

Supremo Tribunal Federal;

Superior Tribunal de Justiça;

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas;

Vara Criminal da Comarca de Maceió.

Questão: 5 de 160

186786

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: TJ/DFT

Cargo(s): Juiz

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Direito Processual Penal > Jurisdição e competência

Um adolescente cometeu ato infracional análogo ao tráfico de entorpecente. Nessa situação, conforme entendimento do STJ, esse fato, por si só, é suficiente para justificar a imposição de medida socioeducativa de internação desse adolescente.

Em uma ação penal privada subsidiária de ação penal pública, o querelante deixou de promover o andamento do processo por mais de trinta dias. Nessa situação, o juiz criminal deverá determinar a extinção da ação penal devido à extinção da punibilidade pela perempção.

O vice-governador de um estado da Federação foi acusado do crime de peculato. Nessa situação, caberá ao procurador-geral do MP do referido estado oferecer denúncia, e a ação penal deverá ser processada e julgada perante uma das câmaras criminais do tribunal de justiça do estado.

Clóvis, imputável, levou seus cavalos para pastar na fazenda de Lázaro sem o consentimento deste. Nessa situação, a ação penal deverá ser iniciada mediante representação.

O MPDFT propôs ação penal contra Adailton. Nessa situação, se houver prova inconteste da prescrição do crime que ensejou a referida ação penal, será cabível habeas corpus perante o TJDFT para trancar a ação penal.