Questões de Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos - Diretor de Escola
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Questão: 1 de 5
415068
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Olímpia/SP
Cargo(s): Diretor de Escola
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Diretrizes Curriculares Nacionais / Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos
à pertinência de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.
à importância de tratar, de forma diferenciada, o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens.
à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.
à necessidade de erradicação da pobreza e das desigualdades, oferecendo mais recursos e melhores condições às escolas menos providas e aos alunos que deles mais necessitem.
ao princípio ético: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos.
Questão: 2 de 5
234894
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Rio Claro/SP
Cargo(s): Diretor de Escola
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Diretrizes Curriculares Nacionais / Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos
procedimento fundamental para assegurar a correta organização das classes homogêneas de acordo com o projeto político-pedagógico.
processo prioritário para o controle disciplinar dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
rica para detectar problemas de aprendizagem, embora dispensável para essa finalidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
redimensionadora da ação pedagógica e constitui parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo.
necessária para assegurar o predomínio dos aspectos quantitativos da aprendizagem sobre os qualitativos nas decisões docentes.
Questão: 3 de 5
234773
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Rio Claro/SP
Cargo(s): Diretor de Escola
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Diretrizes Curriculares Nacionais / Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos
é o centro do planejamento curricular e será considerado como sujeito que atribui sentidos à natureza e à sociedade nas práticas sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e social.
deve obedecer a seus superiores: diretor e professores, estando impedido de tomar parte ativa na discussão e na implementação das normas que regem as formas de relacionamento na escola.
deve acatar as avaliações dos professores, sem contestá-las, pois são os docentes que entendem dos conteúdos curriculares e só eles podem tomar decisões quanto à aprendizagem do aluno.
precisa seguir as orientações dos docentes e respectivos coordenadores pedagógicos, sem precisar ter acesso à fundamentação pedagógica que aqueles aplicam, pois o educando não a compreenderia.
necessita ter nota igual ou superior a sete nas avaliações bimestrais para ficar isento de cursar a recuperação paralela contínua e concomitante com o desenrolar do curso e ser dispensado da recuperação final.
Questão: 4 de 5
226725
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Itápolis/SP
Cargo(s): Diretor de Escola
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Diretrizes Curriculares Nacionais / Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos
os professores, atentos ao processo de desenvolvimento humano, buscarão formas de trabalho pedagógico e de diálogo com os alunos, compatíveis com suas idades, lembrando sempre de que esse processo é uniforme e contínuo.
aos professores, seja oferecida formação adequada para o uso das tecnologias da informação e comunicação e que seja assegurada a provisão de recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para os alunos.
o professor, para assegurar a disciplina em sala de aula, condição necessária para o trabalho pedagógico, precisa legitimar a sua autoridade pedagógica junto aos alunos, o que requer a elaboração de leis claras e que garantam punição severas aos alunos infratores.
o currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum, complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada. A base nacional comum e a parte diversificada do currículo devem ser consideradas como dois blocos distintos.
o Ensino Religioso, de matrícula obrigatória ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil.
Questão: 5 de 5
226585
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Itápolis/SP
Cargo(s): Diretor de Escola
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Diretrizes Curriculares Nacionais / Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos
justiça, solidariedade, liberdade e autonomia.
respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos.
cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade.
busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e a outros benefícios.
valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira.