Questões de Educação - Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 46
65254b38e3ebaf35f20731b5
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Prefeitura Municipal de Turvelândia/GO
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias > Criança/Desenvolvimento Infantil > Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
E – C – E – C.
C – C – C – C.
C – C – E – E.
C – C – E – C.
Questão: 2 de 46
65268ad77f2da32791520894
Banca: IBGP
Órgão: Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2021
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias > Criança/Desenvolvimento Infantil > Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
O desenvolvimento global e a capacidade de socialização.
Essencialmente para as atividades cognitivas racionais.
A possibilidade de desenvolver noções de causa e consequência.
Aliviar a realidade contraditória em que vive por meio da imaginação.
Questão: 3 de 46
652fe14deadce5c4260a1479
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Universidade Federal de Uberlândia
Cargo(s): Profissional - Apoio Escolar
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias > Criança/Desenvolvimento Infantil > Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possam expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.
Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.
Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo é aquele que a criança pode dominar corretamente.
As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
Questão: 4 de 46
653127d8169f998bf5073a15
Banca: Instituto Mais
Órgão: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba/SP
Cargo(s): Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias > Criança/Desenvolvimento Infantil > Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
musicalidade.
atenção.
ritmo.
socialização.
Questão: 5 de 46
65d61ae00e42e4a2cf0c072c
Banca: FGV
Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP
Cargo(s): Agente - Educacional
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias > Criança/Desenvolvimento Infantil > Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
uma estratégia de ensino construtivista que incentiva a criança a memorizar palavras e objetos.
uma atividade ofertada com brinquedos e espaços estabelecidos que orienta a avaliação quantitativa.
um espaço de constituição infantil, aspecto imaginativo e diverso que fornece possibilidade de desenvolvimento.
um período de recreação para dispersão das energias das crianças fora da sala que proporciona o relaxamento.
um meio de transmitir os conteúdos programáticos definidos pelo professor que permite a fixação da aprendizagem.