Questões de Educação - Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 62

400399

copy

Banca: IDECAN

Órgão: IF/PB

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

gestor escolar.

coordenador escolar.

supervisor de ensino.

psicólogo escolar.

professor.

Questão: 2 de 62

325356

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional
(PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes,
compostas por representantes de todas as áreas de atuação da
instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias
de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como
estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e
espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a
participação de toda a comunidade escolar na construção do plano.
Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que
foi submetido ao conselho superior para aprovação.


A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
de planejamento participativo.
Na hipótese considerada, o tipo de articulação na construção do PDI é considerado um meio de exercício do trabalho pedagógico coletivo.

Questão: 3 de 62

325355

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional
(PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes,
compostas por representantes de todas as áreas de atuação da
instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias
de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como
estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e
espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a
participação de toda a comunidade escolar na construção do plano.
Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que
foi submetido ao conselho superior para aprovação.


A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
de planejamento participativo.
Nessa situação hipotética, cada uma das ações apresentadas deveria visar à participação plena, irrestrita, de todos os agentes desse processo.

Questão: 4 de 62

325354

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional
(PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes,
compostas por representantes de todas as áreas de atuação da
instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias
de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como
estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e
espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a
participação de toda a comunidade escolar na construção do plano.
Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que
foi submetido ao conselho superior para aprovação.


A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
de planejamento participativo.
A situação apresentada ilustra um modelo burocratizado de organização que se sustenta na divisão do trabalho e na fragmentação da ação educativa.

Questão: 5 de 62

325357

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional
(PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes,
compostas por representantes de todas as áreas de atuação da
instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias
de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como
estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e
espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a
participação de toda a comunidade escolar na construção do plano.
Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que
foi submetido ao conselho superior para aprovação.


A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
de planejamento participativo.
Nesse caso, a forma de realização do PDI configurou-se como tecnicista.