Questões de Educação - Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica - Superior

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 13

63ac5829323372525c4445b5

copy

Banca: IBADE

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Rondônia

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica

unidade na multiplicidade dos seres .

natureza mutável do homem.

adequação da metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.

fortalecimento das relações humanas.

processo e a contradição.

Questão: 2 de 13

63bd5d3f907a1920364a7b54

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Cargo(s): Professor - Artes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Educação > Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica

Imigrantes brasileiros oriundos em sua maioria de Portugal, Itália e Japão.

Homens brancos, educados formalmente e europeus.

Africanos, indígenas e europeus que, em sua miscigenação formaram o Brasileiro.

Religiosos de formação artística em missão de propagação do figurativismo cristão.

Pessoas consideradas educadas independentemente de sua origem.

Questão: 3 de 13

63e6653b9eca1c7329628162

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Educação > Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica

O autoconhecimento, a autoproposição, a autoestima e a autoconfiança são importantes para conhecer suas próprias virtudes e fortalezas, assim como fragilidades e potencialidades. Envolve conhecer os próprios valores, crenças e entender como se sente em cada situação e o porquê. Envolve, também, reconhecer como se é percebido por outras pessoas e poder traduzir seus próprios sonhos e desejos num projeto de vida, coerente com seus valores e crenças, interesses e potencialidades. Abrange a crença na própria capacidade de realizar determinadas atividades.

Envolve uma série de conhecimentos ligados à capacidade de realização. O interesse pelo diálogo, a escuta ativa e a assertividade são importantes para a expressão de sentimentos e crenças de forma transparente, considerando o contexto social, bem como a disponibilidade de ouvir a outra pessoa com atenção e respeito. Envolve estar atento para tudo que a outra pessoa está transmitindo, tanto verbal quanto não verbalmente.

Os relacionamentos nos conduzem à reflexão e possibilitam desenvolver: interesse por conviver, solidarizar-se com pessoas, sentimento de pertencimento e inclusão das diferenças e das diversidades. Resistir a pressões sociais, saber procurar e oferecer ajuda e desenvolver relacionamentos contribuem para o amadurecimento de todas as dimensões humanas, o respeito frente às diferenças e diversidades em suas singularidades e pluralidades, com maior capacidade de enfrentamentos por meio de argumentos de suas convicções, de forma resiliente.

Aborda a aquisição de instrumentos do conhecimento que possibilitem aos sujeitos de aprendizagem o desejo por compreender, conhecer e descobrir, que inclui o conhecimento científico e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento investigativo, crítico e criativo, a predisposição em aprender e a estabelecer processos de aprendizagem que os acompanhem e continuem em desenvolvimento ao longo da vida.

A tomada de decisão, a resolução de problemas, a liderança, a colaboração, a cooperação e o trabalho em rede são importantes para o empenho mútuo e coordenado de um grupo de participantes a fim de solucionar um problema, tornando-os capazes de identificar vantagens e desvantagens das alternativas encontradas nas resoluções de problemas, assumindo as responsabilidades pelas escolhas feitas.

Questão: 4 de 13

66c75bab4c701ca17b06eb30

copy

Banca: FGV

Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Cargo(s): Analista Técnico - Engenharia Civil

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica

Ideologia.

Sectarismo.

Lugar de fala.

Identitarismo.

Identidade de gênero.

Questão: 5 de 13

6751d12c0db700832604407c

copy

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica

entidades distintas e independentes que operam isoladamente.

categorias que raramente afetam as relações de poder em uma sociedade.

sobreposições teóricas que funcionam de maneira integrada, afetando o convívio social.

conceitos visíveis e independentes em todas as esferas sociais.

categorias que nunca se manifestam ao mesmo tempo em uma sociedade.