Questões de Educação - Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 139
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Banca: FGV
Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
A facilidade para se fazer pesquisa por meio da internet dispensa a intervenção dos docentes nos processos de acesso a fontes de conhecimento por parte dos estudantes.
As tecnologias podem ser usadas para melhorar o que já se vinha fazendo, assim como para automatizar processos e diminuir custos.
As escolas podem inserir parcialmente as tecnologias no projeto educacional, com a criação de uma página na Internet ou portal com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação.
Com o avanço da integração das tecnologias móveis, as escolas podem repensar seus projetos pedagógicos, seus planos estratégicos e introduzir mudanças metodológicas e curriculares significativas.
Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a Internet, como apoio para a pesquisa, para a realização de atividades discentes, para a comunicação com os alunos e dos alunos entre si.
Questão: 2 de 139
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Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Orientador Educacional
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas tem consequências positivas para a automatização de processos e a diminuição de custos.
O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas contribui para que haja uma flexibilização parcial dos currículos, com atividades em ambiente remoto, como ocorreu durante a Pandemia de COVID-19.
O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas promoveu mudanças radicais na estrutura de salas de aula, predominantemente na organização do espaço escolar.
O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas aumenta as possibilidades de comunicação com os alunos e os seus responsáveis.
Questão: 3 de 139
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Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Bibliotecário
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
O desenvolvimento de um senso crítico na seleção e consumo de informações disponíveis na internet.
O aprendizado de como lidar com software básico na área de desenvolvimento de páginas da web.
O exercício dos modos básicos de acesso, interação e edição de imagens e textos.
O treinamento de condutas que auxiliem numa navegação com segurança na rede.
Questão: 4 de 139
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Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Analista Educacional - Técnico-pedagógico
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
permitam o uso de tecnologias eletrônicas no ambiente escolar como forma de lazer.
amenizem o impacto das novas tecnologias no desenrolar padrão do processo de ensino-aprendizagem.
acompanhem a emergência das novas tecnologias e as inclua no seu projeto pedagógico.
consigam neutralizar os possíveis efeitos das tecnologias sobre o ânimo do corpo discente.
Questão: 5 de 139
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Banca: CESGRANRIO
Órgão: Petrobras Transporte
Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Pedagogia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
reinventam formas convencionais de interação participantes-tutor, promovem o engajamento dos participantes e excluem a mediação do tutor, essencial para a aprendizagem.
distanciam participantes e tutores da relação dialógica, essencial para a construção dos conhecimentos e sistematização de conteúdos.
favorecem a relação participantes-tutores, quando usadas para campeonatos, jogos e diversão, dissociados dos conteúdos convencionais.
potencializam o diálogo sobre as propostas de trabalho, criando um clima disruptivo nas aulas, inadequado para a dinâmica da sala de aula.
proporcionam aprendizagens significativas num clima de participação, construção de conhecimentos e engajamento dos participantes.