Questões de Educação - Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

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Questão: 1 de 139

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Banca: FGV

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

A facilidade para se fazer pesquisa por meio da internet dispensa a intervenção dos docentes nos processos de acesso a fontes de conhecimento por parte dos estudantes.

As tecnologias podem ser usadas para melhorar o que já se vinha fazendo, assim como para automatizar processos e diminuir custos.

As escolas podem inserir parcialmente as tecnologias no projeto educacional, com a criação de uma página na Internet ou portal com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação.

Com o avanço da integração das tecnologias móveis, as escolas podem repensar seus projetos pedagógicos, seus planos estratégicos e introduzir mudanças metodológicas e curriculares significativas.

Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a Internet, como apoio para a pesquisa, para a realização de atividades discentes, para a comunicação com os alunos e dos alunos entre si.

Questão: 2 de 139

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Banca: FGV

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Cargo(s): Orientador Educacional

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas tem consequências positivas para a automatização de processos e a diminuição de custos.

O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas contribui para que haja uma flexibilização parcial dos currículos, com atividades em ambiente remoto, como ocorreu durante a Pandemia de COVID-19.

O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas promoveu mudanças radicais na estrutura de salas de aula, predominantemente na organização do espaço escolar.

O uso das tecnologias da informação e da educação por parte das escolas aumenta as possibilidades de comunicação com os alunos e os seus responsáveis.

Questão: 3 de 139

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Banca: FGV

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Cargo(s): Bibliotecário

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

O desenvolvimento de um senso crítico na seleção e consumo de informações disponíveis na internet.

O aprendizado de como lidar com software básico na área de desenvolvimento de páginas da web.

O exercício dos modos básicos de acesso, interação e edição de imagens e textos.

O treinamento de condutas que auxiliem numa navegação com segurança na rede.

Questão: 4 de 139

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Banca: FGV

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Cargo(s): Analista Educacional - Técnico-pedagógico

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

permitam o uso de tecnologias eletrônicas no ambiente escolar como forma de lazer.

amenizem o impacto das novas tecnologias no desenrolar padrão do processo de ensino-aprendizagem.

acompanhem a emergência das novas tecnologias e as inclua no seu projeto pedagógico.

consigam neutralizar os possíveis efeitos das tecnologias sobre o ânimo do corpo discente.

Questão: 5 de 139

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Banca: CESGRANRIO

Órgão: Petrobras Transporte

Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Pedagogia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas

reinventam formas convencionais de interação participantes-tutor, promovem o engajamento dos participantes e excluem a mediação do tutor, essencial para a aprendizagem.

distanciam participantes e tutores da relação dialógica, essencial para a construção dos conhecimentos e sistematização de conteúdos.

favorecem a relação participantes-tutores, quando usadas para campeonatos, jogos e diversão, dissociados dos conteúdos convencionais.

potencializam o diálogo sobre as propostas de trabalho, criando um clima disruptivo nas aulas, inadequado para a dinâmica da sala de aula.

proporcionam aprendizagens significativas num clima de participação, construção de conhecimentos e engajamento dos participantes.