Questões de Enfermagem - Política Nacional de Humanização
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Questão: 1 de 78
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Banca: CONSULPLAN
Órgão: Secretaria de Estado de Saúde Pública/PA
Cargo(s): Enfermeiro
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Enfermagem > Sistema Único de Saúde (SUS) > Políticas de Saúde > Política Nacional de Humanização
Leve.
Dura.
Maleável.
Subjetiva.
Leve-dura.
Questão: 2 de 78
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Banca: FUNATEC
Órgão: Prefeitura Municipal de Pinheiro/MA
Cargo(s): Auxiliar de Enfermagem
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Enfermagem > Sistema Único de Saúde (SUS) > Políticas de Saúde > Política Nacional de Humanização
permite que a população se insira de forma a decidir quais os serviços que devem ser implantados a partir das suas necessidades e as áreas prioritárias
promover mudança na gestão e atenção à saúde, construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, usuários e pacientes.
criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho.
reconhece que em todas as áreas deve ser permitida a conversa com os usuários, ouvindo-os, deixando sua vivência fazer parte do processo, isto é, o profissional de saúde deve considerar os relatos de vida do usuário, e não somente fazer uso do seu conhecimento técnico-científico.
Questão: 3 de 78
672caa926bc9b48d18020667
Banca: FUNCAB
Órgão: Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo/RJ
Cargo(s): Técnico de Enfermagem
Ano: 2015
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Enfermagem > Sistema Único de Saúde (SUS) > Políticas de Saúde > Política Nacional de Humanização
Pode-se compreender por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.
A ideia de que os pacientes são sujeitos passivos e não protagonistas das ações de saúde é vista como um referencial favorável no processo de humanização.
Marcar retornos periódicos, agendar visita domiciliar, solicitar apoio de outros profissionais e combinar atendimento em grupo ou outras práticas que potencializem o cuidado, são medidas que qualificam a atenção.
A sistemática do acolhimento se da a partir da análise, sob a ótica de protocolos acordados, distanciando-se do conceito tradicional de triagem e suas praticas de exclusão, já que todos serão atendidos.
Pessoas que merecem atenção especial devem ter o atendimento destacado da demanda cotidiana. A atenção deve ser definida a partir do risco/vulnerabilidade, e não por ordem de chegada.
Questão: 4 de 78
672caa926bc9b48d18020673
Banca: FUNCAB
Órgão: Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo/RJ
Cargo(s): Técnico de Enfermagem
Ano: 2015
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Enfermagem > Sistema Único de Saúde (SUS) > Políticas de Saúde > Política Nacional de Humanização
Intradérmica e região glútea.
Subcutânea e região do músculo deltoide.
Intradérmica e região do músculo deltoide.
Intramuscular e região glútea.
Intramuscular e região do musculo deltoide.
Questão: 5 de 78
6776775cbc58f8a40d07ce16
Banca: FEPESE
Órgão: Prefeitura Municipal de Concórdia/SC
Cargo(s): Agente Comunitário - Saúde
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Enfermagem > Sistema Único de Saúde (SUS) > Políticas de Saúde > Política Nacional de Humanização
É criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.
É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito, utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos.
É a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto à ampliação das tarefas da gestão. Rodas de conversa para colocar as diferenças em contato de modo a produzir movimentos de desestabilização que favoreçam mudanças nas práticas de gestão e de atenção.
Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.
É a prática de reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.