Questões de Filosofia - Ética e Liberdade
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Questão: 1 de 14
65646d9289c3537986198fa8
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Conceitos Filosóficos > Ética e Liberdade
V - V - V - V
V - V - F - F
V - F - V - F
F - F - V - V
F - F - F - F
Questão: 2 de 14
65646d9289c3537986198faa
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Conceitos Filosóficos > Ética e Liberdade
A história da humanidade está cheia de dominação de um homem por outro homem, de uma sociedade por outra sociedade e de uma nação por outra nação. Porém, a história também registra a luta do homem contra tal dominação e pela conquista da liberdade
A noção de liberdade tem sido diferente em diferentes pontos dos tempos históricos.
No ambiente democrático global de hoje, prevalece o aspecto positivo da liberdade, que também permite algumas restrições e coerção razoáveis
O conceito predominante de liberdade, ou seja, o aspecto positivo da liberdade tornou possível o desenvolvimento do indivíduo e também o desenvolvimento da sociedade. O amplo significado de liberdade tornou as pessoas responsáveis e disciplinadas, o que fortaleceu a sociedade interna e externamente
A liberdade não pode permitir nenhum tipo de coerção ou restrições, mesmo àquelas que invadem a privacidade e limitam a liberdade do outro. Uma sociedade livre não possui restrições nem constrangimentos. Mesmo quando essas restrições são razoáveis e com boas intenções e sejam emitidas por autoridades legítimas
Questão: 3 de 14
658467cee62ffd31563023a9
Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Conceitos Filosóficos > Ética e Liberdade
epicurista.
cética.
estoica.
hedonista.
Questão: 4 de 14
66aba386cdc7be0f7e08fcdd
Banca: IBFC
Órgão: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Cargo(s): Técnico de Apoio Administrativo
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Conceitos Filosóficos > Ética e Liberdade
I, II e IV apenas
II e III apenas
I e III apenas
II e IV apenas
Questão: 5 de 14
66aba386cdc7be0f7e08fcdf
Banca: IBFC
Órgão: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Cargo(s): Técnico de Apoio Administrativo
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Filosofia > Conceitos Filosóficos > Ética e Liberdade
Para “Armandinho” (à esquerda ) o juízo objetivo do fato da falta foi mal feito pelo juiz ou árbitro da partida. Já para “Pudim” (à direita ) o juízo do fato foi correto. Trata-se, portanto, de uma divergência interpretativa acerca do ajuizamento realizado pelo árbitro
No segundo quadro da tirinha Pudim parece vincular a validade do juízo do fato à sua consequência benéfica, de modo que poderia ser interpretado no sentido de que não haveria problema em errar no juízo (se foi ou não falta na jogada ) se nos beneficiamos desse ajuizamento. Neste sentido, as regras que penalizam as ações faltosas deveriam ser consideradas sob a perspectiva das consequências de se apitar ou não uma falta, e que por terem sua razão de ser no benefício do todo do espetáculo, podem ter seu sentido alterado sem qualquer prejuízo
Na verdade, a preocupação de Pudim é apenas com o resultado efetivo do ajuizamento. Sua indignação aparente, ao interpelar Armandinho de que a falta havia sido marcada e era favorável a eles, ainda que tenha sido ajuizada de modo não-condizente com os fatos, poderia ser entendida como uma explícita tendência à imoralidade, tão comum em nossas conversas cotidianas
Poderíamos dizer que a postura de Pudim equivale àquela descrita por Weber como ética da intenção, pois, na medida em que agimos como justos, não importam as consequências: elas não estão sob o nosso controle. Como se dissesse: “Se houve um erro, não foi nosso. E melhor ainda quando as consequências nos beneficiam”