Questões de Física - Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 6
5f4e3b110905e967a2281729
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Cargo(s): Professor - Física
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Física > Mecânica > Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso

Quando um foguete se movimenta no espaço vazio, seu
momento é modificado porque parte de sua massa é eliminada na
forma de gases ejetados. Como esses gases adquirem algum
momento, o foguete recebe um momento compensador no sentido
oposto, sendo, portanto, acelerado como resultado da propulsão dos
gases ejetados. As figuras apresentadas ilustram o sistema de
propulsão idealizado pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky:
um foguete de massa inicial m + Δm, que se desloca com
velocidade v, sofre, em certo instante, um acréscimo de velocidade
Δv ao ejetar parte da sua massa (Δm) em alta velocidade (ve).
A velocidade inicial do foguete é muito menor que a velocidade da
massa ejetada (v n ve).
Tendo como referência as informações precedentes, julgue os itens
subsequentes, assumindo que o momento linear do sistema se
conserva e que as massas m e Δm não estão sujeitas a forças
externas ou de campo.
Questão: 2 de 6
5f4e3b110905e967a228172b
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Cargo(s): Professor - Física
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Física > Mecânica > Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso

Quando um foguete se movimenta no espaço vazio, seu
momento é modificado porque parte de sua massa é eliminada na
forma de gases ejetados. Como esses gases adquirem algum
momento, o foguete recebe um momento compensador no sentido
oposto, sendo, portanto, acelerado como resultado da propulsão dos
gases ejetados. As figuras apresentadas ilustram o sistema de
propulsão idealizado pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky:
um foguete de massa inicial m + Δm, que se desloca com
velocidade v, sofre, em certo instante, um acréscimo de velocidade
Δv ao ejetar parte da sua massa (Δm) em alta velocidade (ve).
A velocidade inicial do foguete é muito menor que a velocidade da
massa ejetada (v n ve).
Tendo como referência as informações precedentes, julgue os itens
subsequentes, assumindo que o momento linear do sistema se
conserva e que as massas m e Δm não estão sujeitas a forças
externas ou de campo.
Questão: 3 de 6
60be2d400905e9328af07107
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Polícia Rodoviária Federal
Cargo(s): Policial Rodoviário Federal
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Física > Mecânica > Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso
Um projétil, de massa m e velocidade v, colidiu
frontalmente com um bloco de madeira de massa M que estava
em repouso em uma superfície horizontal sem atrito, preso a uma
mola ideal de constante elástica k. Após a colisão, o projétil e o
bloco desenvolveram um movimento solidário, o que provocou,
na mola, uma compressão máxima igual a x, conforme mostra a
figura a seguir.

Com referência a essa situação hipotética, à mecânica clássica e a
áreas a ela correlatas, julgue o item que se segue.
Questão: 4 de 6
60be2d400905e9328af07109
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Polícia Rodoviária Federal
Cargo(s): Policial Rodoviário Federal
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Física > Mecânica > Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso
Um projétil, de massa m e velocidade v, colidiu
frontalmente com um bloco de madeira de massa M que estava
em repouso em uma superfície horizontal sem atrito, preso a uma
mola ideal de constante elástica k. Após a colisão, o projétil e o
bloco desenvolveram um movimento solidário, o que provocou,
na mola, uma compressão máxima igual a x, conforme mostra a
figura a seguir.

Com referência a essa situação hipotética, à mecânica clássica e a
áreas a ela correlatas, julgue o item que se segue.
Questão: 5 de 6
61044b470905e951e18b24e0
Banca: FGV
Órgão: Prefeitura Municipal de São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - Física
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Física > Mecânica > Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso
As figuras a seguir ilustram a tarefa que o professor propôs para
os alunos no laboratório de uma escola da rede municipal de São
Paulo.
Inicialmente, os alunos devem pesar uma esfera metálica maciça
suspensa por um fio de volume desprezível a um dinamômetro
D1. Devem pesar, também, um recipiente com água que se
encontra sobre o dinamômetro D2, como mostra a figura 1.
Em seguida a esfera é totalmente submersa na água, sem tocar
as paredes do recipiente, como mostra a figura 2. Restabelecido
o equilíbrio hidrostático, repetem-se as pesagens. Assim, os
alunos podem constatar que o decréscimo na indicação do
dinamômetro D1 é igual ao acréscimo na indicação do
dinamômetro D2.
Desse modo, o professor induziu os alunos a evidenciar,
experimentalmente, o princípio
da inércia.
da ação e reação.
da simetria.
da conservação de energia.
da conservação do momento linear.