Questões de Fundação Carlos Chagas - Tecnologia da Informação - Orientação a Objetos - 2011

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Questão: 1 de 17

17029

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Banca: FCC

Órgão: INFRAERO

Cargo(s): Analista - Engenharia de Software

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos

favorece a reutilização de código devido ao encapsulamento de suas operações e atributos.

permite que uma classe possa herdar operações e atributos de outra classe, introduzindo suas próprias operações e atributos.

a abstração na geração de novas classes permite que novos atributos herdem as características da superclasse.

possibilita a utilização de uma mesma operação para tarefas diferentes, determinadas por sua assinatura ou sobrecarga da operação original.

permite que a mesma mensagem seja enviada a objetos de classes distintas, favorecendo a reutilização de código.

Questão: 2 de 17

14360

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Banca: FCC

Órgão: INFRAERO

Cargo(s): Analista Superior III - Desenvolvimento e Manutenção

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos

Uma classe é o projeto do objeto. Ela informa à máquina virtual como criar um objeto de um tipo específico. Cada objeto criado a partir da classe terá os mesmos valores para as variáveis de instância da classe.

Um relacionamento de herança significa que a superclasse herdará as variáveis de instância e métodos da subclasse.

Uma interface é uma classe 100% abstrata, ou seja, uma classe que não pode ser instanciada.

Os objetos têm seu estado definido pelos métodos e seu comportamento definido nas variáveis de instância.

A principal regra prática do encapsulamento é marcar as variáveis de instância como públicas e fornecer métodos de captura e configuração privados.

Questão: 3 de 17

11598

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Banca: FCC

Órgão: TCE/PR

Cargo(s): Analista de Controle - Informática

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos

Polimorfismo pode ser entendido como um conceito complementar ao de herança. Assim, no polimorfismo é possível enviar a mesma mensagem a diferentes objetos e cada objeto responder da maneira mais apropriada para sua classe.

Uma agregação representa um todo que é composto de várias partes e constitui um relacionamento de contenção; se qualquer uma das partes for destruída, as demais partes também o serão.

Interfaces são como as classes abstratas, mas nelas não é possível implementar nenhum método, apenas declarar suas assinaturas; uma classe ao implementar uma interface deverá escrever todos os seus métodos.

No contexto da herança, uma instância da subclasse é, também, uma instância da superclasse.

A aplicação do polimorfismo utilizando interfaces requer que o método polimórfico seja definido na classe ancestral como abstract para possibilitar sua redefinição nas classes descendentes.

Questão: 4 de 17

9944

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Banca: FCC

Órgão: COPERGÁS

Cargo(s): Analista de Sistemas

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos

da substituição de Liskov (LSP).

da inversão de dependência (DIP).

de equivalência de liberação de reuso (REP).

de fecho comum (CCP).

comum de reuso (CRP).

Questão: 5 de 17

9779

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Banca: FCC

Órgão: TRT/RS - 4ª Região

Cargo(s): Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos

um objeto pode ser chamado por objetos de classe diferente da sua.

os objetos podem ser potencialmente reutilizáveis.

as classes podem ser concretas ou abstratas.

todo método pode ser derivado naturalmente das operações de sua classe.

o encapsulamento impossibilita equívocos de código.