Questões de Fundação Carlos Chagas - Tecnologia da Informação - Orientação a Objetos - 2011
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Questão: 1 de 17
17029
Banca: FCC
Órgão: INFRAERO
Cargo(s): Analista - Engenharia de Software
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos
favorece a reutilização de código devido ao encapsulamento de suas operações e atributos.
permite que uma classe possa herdar operações e atributos de outra classe, introduzindo suas próprias operações e atributos.
a abstração na geração de novas classes permite que novos atributos herdem as características da superclasse.
possibilita a utilização de uma mesma operação para tarefas diferentes, determinadas por sua assinatura ou sobrecarga da operação original.
permite que a mesma mensagem seja enviada a objetos de classes distintas, favorecendo a reutilização de código.
Questão: 2 de 17
14360
Banca: FCC
Órgão: INFRAERO
Cargo(s): Analista Superior III - Desenvolvimento e Manutenção
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos
Uma classe é o projeto do objeto. Ela informa à máquina virtual como criar um objeto de um tipo específico. Cada objeto criado a partir da classe terá os mesmos valores para as variáveis de instância da classe.
Um relacionamento de herança significa que a superclasse herdará as variáveis de instância e métodos da subclasse.
Uma interface é uma classe 100% abstrata, ou seja, uma classe que não pode ser instanciada.
Os objetos têm seu estado definido pelos métodos e seu comportamento definido nas variáveis de instância.
A principal regra prática do encapsulamento é marcar as variáveis de instância como públicas e fornecer métodos de captura e configuração privados.
Questão: 3 de 17
11598
Banca: FCC
Órgão: TCE/PR
Cargo(s): Analista de Controle - Informática
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos
Polimorfismo pode ser entendido como um conceito complementar ao de herança. Assim, no polimorfismo é possível enviar a mesma mensagem a diferentes objetos e cada objeto responder da maneira mais apropriada para sua classe.
Uma agregação representa um todo que é composto de várias partes e constitui um relacionamento de contenção; se qualquer uma das partes for destruída, as demais partes também o serão.
Interfaces são como as classes abstratas, mas nelas não é possível implementar nenhum método, apenas declarar suas assinaturas; uma classe ao implementar uma interface deverá escrever todos os seus métodos.
No contexto da herança, uma instância da subclasse é, também, uma instância da superclasse.
A aplicação do polimorfismo utilizando interfaces requer que o método polimórfico seja definido na classe ancestral como abstract para possibilitar sua redefinição nas classes descendentes.
Questão: 4 de 17
9944
Banca: FCC
Órgão: COPERGÁS
Cargo(s): Analista de Sistemas
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos
da substituição de Liskov (LSP).
da inversão de dependência (DIP).
de equivalência de liberação de reuso (REP).
de fecho comum (CCP).
comum de reuso (CRP).
Questão: 5 de 17
9779
Banca: FCC
Órgão: TRT/RS - 4ª Região
Cargo(s): Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
Ano: 2011
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software / Análise e projeto orientados a objetos / Orientação a Objetos
um objeto pode ser chamado por objetos de classe diferente da sua.
os objetos podem ser potencialmente reutilizáveis.
as classes podem ser concretas ou abstratas.
todo método pode ser derivado naturalmente das operações de sua classe.
o encapsulamento impossibilita equívocos de código.