Questões de Fundação Carlos Chagas - História - Economia Globalizada - 2019

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 2

5e9f64d8f92ea10ebe93da77

copy

Banca: FCC

Órgão: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Cargo(s): Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Globalização > Economia Globalizada

buscou se antecipar aos seus efeitos, incentivando imediatamente os investimentos da elite agrária no setor industrial, como forma de diversificar as atividades econômicas do país.

soube tirar vantagem da depressão econômica e do desabastecimento vivido pelos Estados Unidos, oferecendo a estes grandes quantidades de produtos industriais diversificados, que passaram a ser exportados.

sofreu grande pressão política das oligarquias cafeeiras por não conseguir sustentar a chamada “política do café com leite”, sendo o presidente Getúlio Vargas deposto pela Aliança Libertadora Nacional.

procurou minimizar os efeitos da Grande Depressão comprando e queimando o excedente de produção dos cafeicultores, uma vez que os Estados Unidos eram os principais importadores desse grão.

precisou elaborar planos emergenciais para conter a inflação e o caos em que mergulhou a economia brasileira, com a corrida aos bancos para a retirada de dinheiro e o desemprego industrial em massa, cunhando uma nova moeda.

Questão: 2 de 2

5ea229a2f92ea10ebe93efc1

copy

Banca: FCC

Órgão: Câmara Municipal de Fortaleza/CE

Cargo(s): Redator

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Globalização > Economia Globalizada

os benefícios da internet para a democratização da informação, e a gradativa dificuldade de acesso à tecnologia computacional, dada a diversidade de sistemas vigentes.

o aumento da facilidade de comunicação e deslocamento entre as diversas regiões do globo, e a intensificação das desigualdades econômicas e assimetrias entre os países.

a acolhida humanitária e incondicional, pelos países desenvolvidos, dos grupos de refugiados e imigrantes vindos de países pobres, e a disseminação do inglês como língua franca.

a possibilidade de intercâmbio cultural entre países e populações distantes, e a gradativa falência das empresas do setor de turismo, dada a queda no interesse pela experiência in loco.

a universalização da ciência resultando no fim de epidemias e na exploração democrática do espaço, e o desenvolvimento tecnológico de países essencialmente agrários como ameaça para um grande desequilíbrio na economia global.