Questões de Fundação Carlos Chagas - Comunicação - Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
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Questão: 1 de 25
396826
Banca: FCC
Órgão: DPE/RS
Cargo(s): Analista - Comunicação Social
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
Sobre a Lei nº 13.188/2015, que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, é correto afirmar que
os comentários feitos por usuários da internet nas páginas eletrônicos dos veículos não são consideradas matérias.
somente o juiz do domicilio do ofendido tem prerrogativa de julgar o seu pedido de direito de resposta.
as ações judiciais que visam a garantir o direito de resposta serão suspensas durante as férias forenses.
a citada lei considera matéria qualquer reportagem, nota, notícia, editorial ou texto opinativo.
o direito de resposta só atinge o veículo que deu origem à matéria e isenta os que a republicaram da obrigação de fazer a retratação.
Questão: 2 de 25
396819
Banca: FCC
Órgão: DPE/RS
Cargo(s): Analista - Comunicação Social
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
A Comunicação que permite viabilizar todo o sistema organizacional de uma empresa, por meio de uma confluência de fluxos e
redes que contribuem para que ela sobreviva, é chamada de Comunicação
(Adaptado de: KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas e Comunicação Integrada, 2003)
Organizacional.
Administrativa.
Institucional.
Empresarial.
Interna.
Questão: 3 de 25
395435
Banca: FCC
Órgão: AL/SE
Cargo(s): Analista Legislativo - Jornalismo
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
Considere:
O certo é que, quando as mídias empresariais internas escondem, ‘varrem para debaixo do tapete’ os problemas ‘internos’ da
empresa, eles aparecem noticiados, discutidos, nas mídias externas à empresa, entre elas as mídias sindicais.
(Adaptado de: NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial? São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 72)
A partir do trecho acima,
I. ignorar a rede informal é uma das formas de varrer os problemas para debaixo do tapete.
II. a mídia sindical, ou rádio peão, é a responsável pelos boatos organizacionais.
III. a rádio peão pode ser incorporada nas estratégias de comunicação interna quando os dirigentes da organização se
propõem a desmentir, oficialmente, os boatos organizacionais.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
I.
I e II.
I e III.
III.
Questão: 4 de 25
395439
Banca: FCC
Órgão: AL/SE
Cargo(s): Analista Legislativo - Jornalismo
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
Considere:
A maioria dos sites jornalísticos surgiram como meros reprodutores do conteúdo publicado em papel. Apenas numa etapa
posterior é que começaram a surgir veículos realmente interativos e personalizados. [...] A Web começou, assim, a moldar
produtos editoriais interativos com qualidades convidativas: custo zero, grande abrangência de temas e personalização.
(Adaptado de: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora Contexto, 2003)
Avalie as proposições abaixo:
I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas
têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.
II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa,
dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.
III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade,
como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Questão: 5 de 25
394634
Banca: FCC
Órgão: SABESP
Cargo(s): Analista de Gestão - Publicidade e Propaganda
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)
Considere a notícia abaixo.
Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal
O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando
resultados concretos. [...] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o
especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos
vender'.
(Adaptado de: https://www.dci.com.br)
De acordo com o texto apresentado, inteligência competitiva é a
alimentação do servidor da empresa com informações sobre os principais clientes e suas potencialidades.
criação de software que reúna as informações que serão analisadas por uma equipe multiplataforma e multidisciplinar.
antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.
capacidade de eliminar os concorrentes se antecipando aos pregões, licitações e concorrências assim que são publicados.
reunião dos principais talentos do mercado por meio de criterioso processo de seleção e recrutamento.