Questões de Fundação Carlos Chagas - Comunicação - Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

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Questão: 1 de 25

396826

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Banca: FCC

Órgão: DPE/RS

Cargo(s): Analista - Comunicação Social

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

Sobre a Lei nº 13.188/2015, que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, é correto afirmar que

os comentários feitos por usuários da internet nas páginas eletrônicos dos veículos não são consideradas matérias.

somente o juiz do domicilio do ofendido tem prerrogativa de julgar o seu pedido de direito de resposta.

as ações judiciais que visam a garantir o direito de resposta serão suspensas durante as férias forenses.

a citada lei considera matéria qualquer reportagem, nota, notícia, editorial ou texto opinativo.

o direito de resposta só atinge o veículo que deu origem à matéria e isenta os que a republicaram da obrigação de fazer a retratação.

Questão: 2 de 25

396819

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Banca: FCC

Órgão: DPE/RS

Cargo(s): Analista - Comunicação Social

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

A Comunicação que permite viabilizar todo o sistema organizacional de uma empresa, por meio de uma confluência de fluxos e redes que contribuem para que ela sobreviva, é chamada de Comunicação

(Adaptado de: KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas e Comunicação Integrada, 2003)

Organizacional.

Administrativa.

Institucional.

Empresarial.

Interna.

Questão: 3 de 25

395435

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Banca: FCC

Órgão: AL/SE

Cargo(s): Analista Legislativo - Jornalismo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

Considere:

O certo é que, quando as mídias empresariais internas escondem, ‘varrem para debaixo do tapete’ os problemas ‘internos’ da empresa, eles aparecem noticiados, discutidos, nas mídias externas à empresa, entre elas as mídias sindicais.

(Adaptado de: NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial? São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 72)

A partir do trecho acima,

I. ignorar a rede informal é uma das formas de varrer os problemas para debaixo do tapete.
II. a mídia sindical, ou rádio peão, é a responsável pelos boatos organizacionais.
III. a rádio peão pode ser incorporada nas estratégias de comunicação interna quando os dirigentes da organização se propõem a desmentir, oficialmente, os boatos organizacionais.

Está correto o que se afirma APENAS em

II e III.

I.

I e II.

I e III.

III.

Questão: 4 de 25

395439

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Banca: FCC

Órgão: AL/SE

Cargo(s): Analista Legislativo - Jornalismo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

Considere:

A maioria dos sites jornalísticos surgiram como meros reprodutores do conteúdo publicado em papel. Apenas numa etapa posterior é que começaram a surgir veículos realmente interativos e personalizados. [...] A Web começou, assim, a moldar produtos editoriais interativos com qualidades convidativas: custo zero, grande abrangência de temas e personalização.

(Adaptado de: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Editora Contexto, 2003)

Avalie as proposições abaixo:

I. O modelo de negócio dos portais de notícia acostumou o público com acesso gratuito ao conteúdo e agora as empresas têm dificuldade de estabelecer planos de assinatura.
II. A interatividade acontece também quando o internauta pode personalizar os itens de menu que quer acessar. Ele passa, dessa forma, a ser um coautor do conteúdo.
III. O custo zero de acesso foi possível no início da popularização da Internet graças a formas mais eficientes de publicidade, como os banners e pop up customizados de acordo com o IP de acesso.

Está correto o que se afirma em

I e III, apenas.

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

Questão: 5 de 25

394634

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Banca: FCC

Órgão: SABESP

Cargo(s): Analista de Gestão - Publicidade e Propaganda

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Comunicação Estratégica / Comunicação Empresarial e Organizacional (Relações Públicas)

Considere a notícia abaixo.

Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal

O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando resultados concretos. [...] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender'.

(Adaptado de: https://www.dci.com.br)

De acordo com o texto apresentado, inteligência competitiva é a

alimentação do servidor da empresa com informações sobre os principais clientes e suas potencialidades.

criação de software que reúna as informações que serão analisadas por uma equipe multiplataforma e multidisciplinar.

antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

capacidade de eliminar os concorrentes se antecipando aos pregões, licitações e concorrências assim que são publicados.

reunião dos principais talentos do mercado por meio de criterioso processo de seleção e recrutamento.