Questões de Fundação Carlos Chagas - História - Independência do Brasil
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 5
396176
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/BA
Cargo(s): Professor - História | Professor Padrão
Ano: 2018
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Império / 1º Reinado
um enfrentamento entre os grupos nativistas de proprietários rurais e os comerciantes portugueses, que se transformou em uma guerra separatista que visava proclamar a república na Bahia e separá-la do Império do Brasil.
uma violenta rebelião popular, seguida do acordo entre os grupos nativistas e os portugueses apoiados por D. Pedro I, com o objetivo de pacificar e reunificar a Bahia sob o comando das Cortes Portuguesas.
uma guerra civil de grandes proporções, que dividiu, de um lado, os grandes proprietários que contavam com apoio do Rei de Portugal, e, de outro, homens livres pobres, com apoio das Cortes Portuguesas e dos jacobinos franceses.
um conflito armado entre grupos locais, apoiados por tropas enviadas por D. Pedro I, e as tropas portuguesas, que visavam impedir a consolidação da independência da América Portuguesa, sob o controle do Rio de Janeiro.
uma revolta da população negra liderada por escravos muçulmanos que lutavam por abolição e não aceitavam a religião católica como religião oficial do novo Império do Brasil.
Questão: 2 de 5
119847
Banca: FCC
Órgão: SEPLAG/MG
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2012
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Independência do Brasil
criou o Estado brasileiro e garantiu a unidade do país.
reforçou a relação de dependência com a metrópole.
acelerou o processo de Independência do Brasil.
impediu a consolidação da autonomia provincial.
Questão: 3 de 5
119693
Banca: FCC
Órgão: SEPLAG/MG
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2012
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Independência do Brasil
intervenção política de grupos populares, sobretudo nas áreas distantes dos centros urbanos, voltada para sua legitimação e a imposição de uma ordem social baseada na tradição europeia.
adoção de um projeto de civilização pactuado entre os diversos grupos sociais do país, que tinha por base a mescla das culturas americana e europeia.
formação de um corpo social marcado pela ausência da cidadania e a exclusão de grande parte da população, em especial negros, dos quais se esperava comportamento passivo e amorfo.
presença vitoriosa no cenário político de grupos até então excluídos e mobilizados em torno de líderes populares, contrários à ordem social excludente defendida pelas elites.
Questão: 4 de 5
119274
Banca: FCC
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2011
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Independência do Brasil
a revolta republicana ocorrida nas províncias do Norte, conhecida como “Confederação do Equador” e a Guerra do Paraguai, país que fazia parte do Império português na América.
a guerra civil liderada pelos herdeiros do trono, D. Pedro e D. Miguel, que disputavam a primazia do futuro Império Brasileiro e as revoltas populares nas províncias do Sudeste.
a promulgação de uma nova constituição, em Portugal, com o apoio do Família Real, instituindo um novo projeto colonizador para o Brasil, e a “Guerra de Canudos”, no nordeste.
as disputas políticas por conta da participação dos deputados brasileiros nas Cortes portuguesas e a “Guerra da Independência”, cujo palco principal foi a Bahia.
os levante populares conduzidos por líderes republicanos abolicionistas e a guerra contra a ditadura de Rosas na Argentina, a fim de deter seu projeto expansionista.
Questão: 5 de 5
499445
Banca: FCC
Órgão: PM/BA
Cargo(s): Policial Militar - Soldado
Ano: 2023
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Independência do Brasil
as Cortes de Cádiz, que obrigaram o pronto retorno de Dom João VI a Portugal, e a circulação de ideias liberais e republicanas na imprensa das principais províncias brasileiras.
a leva de independências ocorrida na América Hispânica, na década anterior, e as manifestações urbanas contra os privilégios da Coroa Portuguesa nos anos 1820, como a Noite das Garrafadas.
a crise política interna de Portugal, devido à invasão de Napoleão, e a pressão popular provocada pelo assassinato de Líbero Badaró, jornalista militante da causa independentista.
o aumento da exploração colonial devido à situação econômica de Portugal após ações de combate, por parte da Inglaterra, ao tráfico negreiro por meio da lei conhecida como Bill Aberdeen, e a criação das Juntas Provisórias nas províncias.
a Revolução Liberal do Porto e o crescimento de mobilizações pela independência em várias regiões da América portuguesa, que demonstravam grande descontentamento por parte das elites locais.